quarta-feira, 6 de julho de 2011

LÍDERES DA PAZ

Ao abrirmos , diariamente, os jornais nos deparamos com notícias sobre fatos violentos, próximos ou distantes de nós, que nos colocam em situação de impacto emocional pela gravidade do que é descrito. Muitas vezes, somos atingidos por um sentimento de indignação e por uma sensação de impotência, diante dos fenômenos que estamos presenciando . Tomamos conhecimento desses fatos não só ,através da mídia ,mas ,também na família ,em ambiente de trabalho e em rodas de amigos . Acompanhando a sensação de impotência que nos atinge aparece ,também , o questionamento sobre nossa responsabilidade frente a eles . Surge ,então , a pergunta : o que fazer ? Fica evidente que estamos vivendo em uma cultura de guerra e de violência .A dimensão cultural da violência ou seja, como criação humana, ligada ,portanto , ao ato de ensinar , aprender e educar ,abre caminhos que apontam para a possibilidade que temos de poder transformar esse cenário, abandonando o lugar de espectadores passivos da cruel realidade que está pondo em risco a sobrevivência da humanidade . Outro argumento a considerar é que as violências não são fenômenos naturais, assim sendo , está em nossas mãos transformar a cultura da violência em uma cultura de paz . A paz é o contrário de violência ,sendo necessário que as reflexões sobre paz e violência sejam realizadas ao mesmo tempo . Como a violência, a paz é ,também , um fenômeno complexo, tendo uma dimensão cultural ,ligada ao ato de ensinar e de aprender . A paz não é um estado doado, mas sim construído ,colocando-nos como sujeitos e seus construtores . Carlos Rodrigues Brandão ,afirma que a paz é “ uma criação do exercício generoso do diálogo entre as pessoas que não pode ser outorgado. Um dever de direitos que nos cabe ,porque somos individual e coletivamente responsáveis,seres da sociedade ,dos povos e nações da terra “ (BRANDÃO ,Carlos Rodrigues. Em campo aberto:escritos sobre educação e a cultura popular. São Paulo . Cortês ,1995,p.48 .) A construção da paz exige não só o comprometimento pessoal mas também a ação coletiva ,ou seja, o agir em concerto. A paz se constrói a partir do poder que cada um tem mas que precisa ser fortalecido . O empoderamento[1] de cada um e da ação coletiva no combate à violência e em prol da paz pode ser reforçado pelo conhecimento da ação de pessoas que dedicaram suas vidas a esta causa , legando exemplos a serem seguidos .Esses exemplos apresentam idéias , métodos e conquistas que apontam para um maior êxito do caminho a percorrer ,no presente , para atingir o que se busca ,na construção da paz . Na impossibilidade de citar todos os que se notabilizaram , na luta contra as violências e na construção da paz –homens ,mulheres e crianças , em todos os cantos do planeta ,foram selecionados alguns para que suas histórias constituam-se em fonte inspiradora para“ forjar um mundo de justiça ,solidariedade,liberdade,dignidade,harmonia e prosperidade para todos “( Manifesto 2000-Por uma cultura de paz. Pessoas premiadas com o Nobel da Paz .UNESCO ) . Entre os líderes da paz , destacam-se : Mahtama Gandhi (1869-1948 )- Gandhi foi um indiano que lutou contra o sistema de castas e pela independência da Índia contra o domínio britânico . Ele lutou através da não-violência que consiste na recusa da violência , como forma de resolver os conflitos, e a adoção do princípio da verdade e da justiça .Gandhi congregou o povo indiano a resistir de forma pacífica contra os tribunais e às leis recentemente impostas . Entre as medidas tomadas cita-se : indianos recusaram a cargos públicos ,crianças foram retiradas de escolas oficiais ,produtos estrangeiros foram boicotados e foi realizada uma marcha até o mar para a extração do sal ,desobedecendo às leis britânicas . Foi assassinado em 30 de janeiro de 1948 . Bertrand Russel (1872-1970)-Foi escritor e filósofo inglês que ganhou o premio Nobel de Literatura . Na Primeira Guerra Mundial lutou contra o serviço militar obrigatório e contra a participação de pessoas na guerra ,sendo preso por esta razão .Participou dos movimentos contra as armas nucleares . Martin Luther King Jr. (1920- 1968 ) Advogado americano e pastor batista lutou contra discriminação racial , através da não-violência . Conseguiu o fm da segregação contra negros, nos Estados Unidos . Recebeu o premio Nobel da Paz em 1964 .Em um famoso discurso diz :…Eu tenho um sonho que meus filhos viverão um dia numa nação onde não seriam julgados pela cor de sua pele ,mas sim pela virtudes de seu caráter … Song Kosal –Foi uma criança que acompanhava sua mãe e irmãos nas plantações de arroz do Camboja ,na Ásia e ao pisar em uma mina terrestre perdeu uma perna .Passou a lutar por um mundo sem armas . Em 1997,no Canadá ,assinou o Tratado dos Povos contra as Minas Terrestres . Lançou a campanha mundial – Juventude Contra a guerra .Atualmente, ela é a embaixadora da Campanha Internacional para a Eliminação das Minas Terrestres,viajando pelo mundo inteiro, exortando pessoa a lutarem contra as minas terrestres . Herbert de Souza ,o Betinho (1935-1997 )-Atuou na década de 50 como líder estudantil defendendo os direitos dos operários . Lutou contra a ditadura militar e apoiando as lutas sociais . Militou na Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida que foi lançada em 1993 com o seguinte postulado : “ Não se pode viver em paz em situação de guerra. Não se pode comer tranqüilo em meio à fome generalizada . Não se pode ser feliz num pais onde milhões se batem no desespero do desemprego,da falta de condições mais elementares de saúde,educação ,habitação e saneamento. A insanidade de um país que marginalizou a maioria deve terminar agora.Devemos criar em todos os lugares a ação da cidadania em luta contra a miséria e pela vida “ As pessoas que desejam conhecer mais sobre os líderes citados e outros ,podem realizar pesquisas divulgando-as ,através de peças teatrais, teatros de fantoches, criados ou não pelos alunos . Podem, também, organizar debates, palestras , exposições de fotografias , de textos, de desenhos e pinturas dos temas pesquisados . E promover campanhas , cujos focos sejam inspirados nas ações realizadas por pessoas que lutam ou lutaram pela paz . Bibliografia BRANDÃO ,Carlos Rodrigues. Em campo aberto:escritos sobre educação e a cultura popular. São Paulo . Cortês ,1995,p.48 . GUIMARÃES,Marcelo Rezende .Cidadãos do Presente : crianças e jovens na luta pela Paz. São Paulo: Saraiva, 2002. Beatriz Didonet Nery Mestre em Educação –ONG Educadores para a Paz
fonte:http://www.educapaz.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=118&Itemid=2

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