sábado, 23 de julho de 2011

A vida e o tempo

poesia 

Um segundo, mais um e mais outro e o tempo... O tempo? Se foi.
Sem perceber ele escapou, foi-se embora. Não retornou nunca mais.
Tenho tanto desejo de viver aquele tempo que passou, mas não é possível, não será possível.
Uma história, um momento. Foi tudo tão real.
Mas o que ficou foi apenas a lembrança, a distância que se vê ao longe...
Retorno no tempo tentando encontrar algum fragmento; envolvo-me em meus sentimentos, meus desalentos... Saudades? Talvez!
Resquícios que deixaram marcas; fizeram marcas.
Tempo que constrói a história, que torna sonhos reais, que abre caminhos.
Tempos que deixaram sinais, cultiva segredos, sustenta as colunas da existência.
Um momento e mais outro e vou vivendo o tempo, os desafios, caminhando sempre e nunca parando
O tempo também apaga marcas, cura as feridas e quebra as correntes que o prenderam por tanto tempo.
Um dia outro dia e olha eu aqui com as marcas do tempo.
As minhas histórias e minhas vitórias, mas também as derrotas e o medo, as decepções.
Um momento é o que temos, é o que somos.
Enquanto vivemos no tempo, vivemos por sentimentos, tormentos, movimentos...
Somos uma metamorfose, que se constrói, à medida que nos permitimos a nós mesmos a experiência do novo, do desafio...
Sou um entre os bilhões, sou único; não sou cópia, mas a imagem daquele que me formou a sua semelhança.
Sou humano, sou divino, sou grande, sou pequeno, sou temporal e sou eterno.
Existi ontem, existo agora e daqui a pouco? Não sei. Como sou limitado não consigo saber. Porém, consigo entender essa realidade.
O que temos é o agora. O ontem já não existe e o amanha ainda não chegou.
Uso das boas lembranças para crescer e os desafios, perdas e derrotas, como aprendizagem.
Em cada tempo, em cada dia e a cada hora, tente observar as circunstancias para planejar o minuto seguinte.
Sou o que sou nada mais do que isso. E, mesmo seria ilusão querer ser outro, outra coisa.
Não sei se sou normal, sábio ou louco, mas sei que sou alguém extra-ordinário por ser único. Sou fascinado por ser único no mundo.
A idéia de Deus é fantástica. Nos animais de mesma espécie não percebemos nenhuma diferença entre si, mas entre os seres humanos a forma não se repete. Deus ao criar o indivíduo lança-a fora. Como Deus é único assim também o somos.     

Professor Valdeni Cruz   


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...