quarta-feira, 6 de junho de 2012

Notícia grave - Açude Pereira de Miranda, Pentecoste, pede socorro.



O Açude Pereira de Miranda que foi construído DNOCS para amenizar os efeitos da seca no Nordeste, tem sido uma fonte de alimento e de riqueza para o município de Pentecoste. O número de família que tira seu sustento todos os dias é enorme, sem contar que milhares de pessoas bebem de suas águas, e utilizam para os mais diversos fins. Resumindo uma grande riqueza para o Estado do Ceará e em especial para o município de Pentecoste. Mas não precisa ser muito inteligente pra ver que essa água não está saudável. 
Basta olhar para sua coloração esverdeada para ver que algo está errado e que providências precisam ser tomadas imediatamente. Estamos vivendo uma das piores seca já registrada nos últimos anos e o açude Pereira de Miranda tem seu papel fundamental no enfrentamento das consequências de um período como esse.

O assoreamento dos rios e seus principais afluentes  vem crescendo de forma assustadora com os desmatamentos de suas margens, com os esgotos que desembocam todos os dias oriundos de bairros inteiros como é o casos do Bairro XX de Novembro que pode ser constatado a qualquer momento uma grande quantidade de esgoto doméstico sendo derramado em suas águas tem contribuído drasticamente para a proliferação de algas que se multiplicam de forma alastradora.
Nos últimos anos houve uma verdadeira invasão de criadores de peixe em gaiolas, onde todos os dias são jogados toneladas de ração  nas águas já tão sofridas do velho Pereira de Miranda que está sofrendo as consequências da falta de controle por parte do Estado.

O resultado de tudo isso pode ser muito desastroso para um município que tem como principal fonte de riqueza um açude que está adoecendo a cada dia!

ACORDA PENTECOSTE!

Blog noticiasdepentecoste.com
Zé das Légnas

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...