segunda-feira, 4 de junho de 2012

Remédio para asma começa a ser distribuído em Farmácia Popular




Farmácias Populares administradas pelo governo e as unidades privadas passam a ofertar, gratuitamente, a partir de agora, três medicamentos para asma em 10 apresentações. O brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol foram incluídos na ação Saúde Não Tem Preço, juntamente com os onze medicamentos para hipertensão e diabetes. Para retirar esses medicamentos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade.

No entanto, é fundamental lembrar que o melhor tratamento é a prevenção, daí a importância da vacinação contra a gripe neste período. Mesmo assim, esta época do ano é marcada pelo aparecimento de problemas respiratórios, epidemias de gripes e resfriados, bronquiolites, faringoamigdalites, rinites e asmas. Nesse período, o atendimento de saúde chega a aumentar 50%.

Grande parte das pessoas pega um resfriado duas ou três vezes por ano. Entre as crianças, a chance é ainda maior, de seis a oito episódios por ano. No Brasil, de 10 mil e 40 mil pessoas morrem de pneumonias decorrentes da gripe. A explicação é que tempo frio e seco e as alterações do mecanismo de defesa do organismo, influenciadas pela mudança climática, levam a uma predisposição maior às infecções virais. O resfriado, por exemplo, é uma infecção mais leve, que ataca principalmente o trato respiratório superior. Os espirros, coriza, dor de garganta, tosse e febre baixa são causados pelo rinovírus, sendo que existem mais de 200 tipos. Já a gripe é um quadro mais grave, com febre alta, prostração e dores musculares intensas.

Por isso, é preciso cuidado especial durante esta época, pois é quando há grandes riscos de evolução para outras doenças. Nas crianças e nos idosos, os sintomas são mais exagerados e, como estes públicos são mais susceptíveis às complicações, há o risco de complicações, como rinosinusites, otites etc. A gripe é facilmente reversível, mas complicações como pneumonias, quando não tratadas adequadamente, podem levar à morte.

Alguns hábitos fortalecem o organismo e ativam a produção de anticorpos naturais. “É muito importante ingerir bastantes líquidos, umidificar o ambiente, evitar ar-condicionado e ventiladores, lugares com aglomeração de pessoas e agasalhar bem as crianças. Consultar um médico quando necessário e manter a vacinação em dia, não só contra a gripe, mas todas as outras constantes no calendário de imunizações. Devemos nos lembrar das vacinas especiais, como a antipneumocócica 7 valente, antimeningocócica C, anti-hepatite A e antivaricela”, indica a pneumologista Wanessa Bessa de Sousa Faria.


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...