domingo, 29 de julho de 2012

Cinco siglas concentram 55% das candidaturas a prefeito

PT, PSB, PMDB, PSDB e PSD são os partidos que lançaram mais candidatos e também os que têm mais prefeitos
Embora o número de partidos que participam diretamente das eleições deste ano no Ceará chegue a 28, apenas cinco agremiações concentram 55% dos candidatos a prefeito, 46% dos postulantes a vice e 36% dos que pleiteiam vaga de vereador. Responsáveis por 38% de todas as candidaturas lançadas para a disputa eleitoral de outubro, PT, PSB, PMDB, PSDB e PSD são também os partidos que, atualmente, administram maior número de municípios cearenses.











































O PSDB foi a sigla que mais conquistou prefeituras na última eleição municipal, no Estado. Porém, perdeu aproximadamente 25 dos 54 prefeitos que elegeu para o recém-criado PSD. O presidente estadual tucano, Marcos Cals, minimiza a perda dos gestores, afirmando que é mais importante para o partido saber com quem pode contar. "Não adianta ter muitos políticos se, na hora da disputa, eles não estão alinhados com as ideias do partido", justifica.


Conforme Cals, a principal mudança no PSDB desde as últimas eleições diz respeito à adoção de uma postura efetivamente oposicionista. "O que mudou de 2008 pra cá é que, depois da saída de vários políticos que tinham identidade com o Governo do Estado, temos clareza que somos a verdadeira oposição", declara. No pleito deste ano, o PSDB é o quarto partido que mais lança candidatos no Ceará: são 30 postulantes a prefeito, 45 a vice e 798 a vereadores.



Marcos Cals considera que o partido está bem estruturado no Estado. "Estamos presentes em 164 municípios. Nossa expectativa é eleger 28 a 30 prefeituras. Já estamos nos preparando para 2014, pois teremos candidatura ao Governo e ao Senado", afirma, acrescentando que a principal contribuição que o PSDB tem dado ao Ceará é em relação aos modelos de administração.



Equilíbrio



A segunda agremiação que mais elegeu prefeitos em 2008 foi o PMDB. O partido, que conquistou mandato em 33 prefeituras cearenses na última eleição, é agora o terceiro que mais lança candidaturas neste ano: são 61 postulantes a prefeito, 58 a vice e 994 a vereador. Na avaliação do presidente estadual da sigla, Eunício Oliveira, a eleição de 2008 deixou o PMDB em uma situação "muito boa" no Ceará.



Eunício avalia ainda que o PMDB tem tido uma função de equilíbrio na política: "O PMDB tem representado um equilíbrio de forças antagônicas. O partido muitas vezes fica no centro, no meio, fazendo o anteparo de um lado para o outro para que não se faça simplesmente uma disputa política. Mas que as pessoas tenham condições de, apoiadas, fazer uma boa gestão", explica.



Eunício afirma que o PMDB tem candidatos com condições de serem eleitos em importantes cidades polo do Ceará. "O PMDB tem mais de 50 candidatos a vice no Interior. Então, em muitas cidades que não teremos prefeito, vamos ter vice", pontua, acrescentando que o PMDB tem se mostrado aberto às alianças.



O presidente afirma ainda que o partido conquistou maior força política na última eleição geral, quando os convencionais do Ceará foram responsáveis pela escolha de o PMDB apoiar a presidente Dilma, indicando o vice. "O PMDB não é aliado do Governo Dilma. O partido foi aliado de Lula, mas hoje faz parte do Governo Dilma", declara.



O PSB foi o terceiro que elegeu mais prefeitos na última eleição municipal: foram 22 gestores. Nas eleições deste ano, aposta em 1.169 postulantes a prefeito e a vereador em todo o Ceará, sendo o segundo partido com mais candidatos. Membro do diretório estadual, o deputado Sarto afirma que a meta da legenda é eleger o maior número de prefeitos para fortalecer as bases de olho nas eleições de 2014.



Ele analisa que o PSB tem crescido bastante após a entrada do grupo político do governador Cid Gomes no partido, apesar dos prejuízos por conta das divergências internas com o grupo dos históricos no partido, do qual faz parte o ex-deputado Sérgio Novais. Sarto considera "natural" o crescimento do PSB no Estado, já que governador faz parte da agremiação.



Crescimento



"O partido conquistou várias prefeituras e lideranças por conta do governador. O PSB sempre foi um partido pequeno no Ceará, mas, com a vinda do grupo do governador, ampliou muito a participação de prefeitos e de candidatos com potencial no Estado. Esse crescimento deve continuar para fortalecer nossas as bases para a eleição de 2014", afirma. Para Sarto, a grande novidade do partido no pleito deste ano é a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. "O PSB vai colocar boa parte de seus esforços nisso. Se ganhar Fortaleza, tem reforço forte no Ceará", explica.



O PRB elegeu, em 2008, 17 prefeitos. No entanto, perdeu espaço entre os cinco partidos com maior número de gestores em função da criação do PSD. Isso porque 40 prefeitos de outros partidos migraram para a nova agremiação, que disputa o primeiro pleito no Ceará com significativa força política. O PSD é responsável por 6% de todas as candidaturas no Estado, lançando, ao todo, 871 postulantes.



Estrutura



O presidente estadual da sigla, Almircy Pinto, diz que a meta para este ano é, pelo menos, manter os 40 prefeitos que a sigla tem hoje. "Essa eleição é base para 2014. Se conseguirmos uma boa estrutura de prefeitos, o PSD vai ficar com posição boa para articular em 2014. E nós queremos ter um desempenho bom, inclusive aumentando os deputados federais em 2014", explica. Para isso, o partido disputa, em outubro, a gestão de 52 prefeituras no Ceará.



Já o PT é o quinto partido que mais elegeu prefeitos no último pleito. Foram 15 em 2008. Neste ano, a meta é dobrar o número de gestores municipais, tendo apresentado 59 postulantes a prefeito, 53 a vice e 1.244 a vereador. "O PT hoje administra cidades importantes, como a Capital cearense. Estamos em mais de 60 municípios, e a expectativa é ampliar a participação", afirma o vice-presidente estadual petista, Antônio Carlos.



Na avaliação do dirigente, o fato de o PT ter estado à frente da Prefeitura de Fortaleza nos últimos oito anos e estar no terceiro mandato na Presidência da República ajuda a divulgar e consolidar o partido também no Interior do Ceará. "O projeto está se consolidando, e aí temos expectativa de isso irradiar mais por outros locais", justifica.



Antônio Carlos avalia ainda que o PT está em situação melhor do que em 2008. "Temos um partido mais consolidado no Ceará e o peso e a influência do nosso projeto nacional. A popularidade de Lula e Dilma só cresce, e esse é um elemento positivo para fortalecer o partido", diz.



NÚMERO

515 postulantes de 28 agremiações disputam o cargo de prefeito em cidades cearenses, durante as eleições municipais marcadas para outubro próximo



184 é o número total de prefeituras no Estado do Ceará, representando também a quantidade máxima de gestores que serão eleitos no pleito


BEATRIZ JUCÁREPÓRTER 


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...