terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CRISE DA ÉTICA

Professor Valdeni Cruz

Vivemos um crise ética no Brasil. Mas esta crise se iniciou ainda durante nossa colonização, quando nossos colonizadores fizeram um verdadeiro encobrimento de nossa história, massacrando nossos índios, quando submeteram os negros a escravidão, deixando os mesmo sem a possibilidade de encontrar um lugar ao sol. Pelo contrário, foram mortos, torturados, escravizados em nome de nossos próprias riquezas. A falta da ética e do bom senso gerou pobreza deixando estes nossos irmãos índios e negros sem voz nem vez e, desse modo, sem oportunidades de construir uma vida digna. Nesse mundo cão onde o capitalismo é como um leão que devora a todos, o feio é perder. Para as mentes de muitos de nós deve-se levar vantagem em tudo; dá-se um jeitinho para tudo. Isso ocorre em todos os âmbitos da sociedade e assim vamos vivendo este tipo de ética criada e defendida por nós, onde o que se sobrepõe são os interesses pessoais. Precisamos mudar esta realidade. Aqui a pergunta é inevitável: COMO? Se sairmos por ai perguntando as pessoas como se deve construir uma ética que seja capaz de dar novo rumo para sociedade, iremos ouvir muitas pessoas defendendo seus pontos de vista, seus valores e tentar dizer que de tal jeito conseguiremos. Preciso dizer que estas questões tem tirado o sono de centenas de pensadores e pode-se constatar que parece que não tem muito a ser feito. Penso que existem muitas pessoas que vivem esta ética que tantos defendem no anonimato, fora dos holofotes. Porém, parece que ser ético na conjuntura social em que vivemos é como que navegar contra a maré. É uma questão de carácter. Parece que vem impressa na alma da pessoa. Nada a fará perder o senso de justiça, de integridade. A impressão que tenho é que não se aprende viver esta dádiva nas universidades. Se assim fosse teríamos uma multidão de pessoas formadoras de grandes personalidades mas, o que constatamos é o contraditório. A cada dia ficamos cada vez mais horrorizados com tantos descalabros por parte de pessoas entendidas em todos os assuntos e peritos na artes do conhecimento. Este conhecimento, no entanto, serve para massacrar a outros e dominar os pequenos.

Me parece que nosso ser grita pela justiça e ao mesmo tempo é como se nosso grito fosse sufocado ao mais restrito silêncio que sentimos nossas forças indo embora e nos quase a acreditar que estamos fadados aos fracasso.
É preciso ter mais do que força de vontade para superar esses desafios de continuar acreditando que o certo é o certo, que o justo é o justo. Do contrário, entregamos tudo sem reação alguma. Texto baseado no Artigo do Professor Arlei Ottoboni Fante, Professor especialista em filosofia, da revista Mundo Jovem.  

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...