O CHEIRO DA HIPOCRISIA POLÍTICA EXALA NO AR




Não sei o que acontece comigo, mas fico observando a postura daqueles que se apresentam como políticos dessa cidade e que pretendem assumir cargos políticos. Não vejo diferença em seus comportamentos que se diferencie de tantos outros. Nas conversas percebe-se que parece que existe um sentimento de vingança e ao mesmo tempo de inveja. A sensação que tenho é que vivem esperando o momento de agarrar aquele cargo para o seu bel prazer. Pode até ser que seja eu o alienado, mas sinto o cheiro de longe de que tudo não passa de cena, teatro e que, na verdade, o que move as suas atitudes é apenas o orgulho ferido de não estar onde outro está. Porém, quando chegar lá, se chegar, fará absurdos maiores e mais danosos do que os que agora estão. 

Tenho um defeito comigo: gosto de analisar as pessoas, o que dizem, e vou fazendo conjecturas em meu arquivo mental. O tempo vai passando e vou fazendo um retorno ao que ouvi e vi antes com o que vejo e ouço agora. Daí, começo a traçar as linhas da realidade e percebo que as pessoas que antes dizia isso agora já não dizem mais, que os seus valores de outrora agora foram por água abaixo, o que depende das circunstâncias. Não é que nossas ideais não possam mudar, é que elas mudam de forma negativa, grotesca, infrutífera, e quando não é maléfica, que fere, derruba o outro para poder ficar no lugar dele. Não me acostumo com isso.
 
Na realidade, se busca a todo custo o poder, me referindo especificamente aos políticos. Para isso não importa os meios. Ora estão com o capeta, ora peço uma ajudinha dos santos. O importante é que se atinjam os objetivos maquiavélicos traçados. Eis a hipocrisia na qual esta metida a sociedade em que vivemos. Em meio a tudo isso está você eleitor, sendo pensado 24 horas como objeto de troca, e em como atingi-lo. Uns pensam em uma nova estratégia para conquistar seu voto e seu valor, já que você diz que só tem valor no período das eleições. Outros começam a pensar em como fazer uma falcatrua para poder cumprir com os ilícitos que é a maldita compra de votos. Mas pensar no bem comum, que é a máxima da política, isso é coisa que só é dita para enganar, mas na realidade o que conta é a mentira descarada. Isso eu vejo desde que me entendo por gente. Mesmo aqueles que poderiam e teriam todas as condições para fazer diferença, não fazem, manchando ainda mais a história desse país.

Professor Valdeni Cruz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DO LIVRO "O PRÍNCIPE DE NICOLAU MAQUIAVEL"

O CONCEITO DE POLÍTICA EM ARISTÓTELES

O CARPINTEIRO - TEXTO MOTIVACIONAL