quinta-feira, 8 de março de 2012

Eu tenho um sonho...

Assim dizia o memorável Martin Luther king em seu discurso que inflamou a multidão presente. Ele tinha sonhos de esperança. Acreditava que um dia tudo seria diferente do que estava sendo  até então, quando seu país vivia mergulhado no racismo e intolerância  contra os negros. Ele sonhava com o fim de tudo isso.
Eu também alimento sonhos. acredito que os dias sempre serão melhores; que a cada momento nos é dado oportunidades para  fazermos/sermos a diferença onde nós estamos, seja em lugares inóspitos onde tudo parece nos indicar não ter jeito. Uma sobra de coisas negativas parece tomar conta de nossas mente e nos deixa descrentes e insensíveis a realidade do mundo e do outro. Esquecemos de perceber nos outros a bondade, suas dificuldades. Nós vivemos tão cheios de achismos que acabamos deixando de ter certezas. Deixamos de ver que todos somos humanos. Que no decorrer da história o homem foi marcado pelas realidades do momento histórico. Antigamente o homem lutava até a morte para preservar seu território, que era sua maior riqueza, Em tempos antigos mas não tanto, como por exemplo, o surgimento do Sistema Capitalista, as guerras, primeira e segunda, as ditaduras, a fome, etc. Em cada tempo desses as sociedades vivenciaram experiencias que marcaram suas vidas e a vida da humanidade. Deixaram marcas que o tempo não apaga. Hoje vivemos a  crise da existência. As pessoas não sabem mais o que é viver. Estamos sendo consumidos por um sistema de morte. Sistema este que a todo tempo diz que precisamos correr atrás das coisas, do poder, da fama, de glórias baseadas e coisas efêmeras. Somos tolhidos quando nos ariscamos dizer que vivemos certas tradições, como por exemplo, dizer que acreditamos em Deus. Parece que o que é  certo é ficou errado e pior, parece que todo mundo tende a aceitar sem fazer nenhuma auto-crítica. Estamos perdendo a capacidade de sentir as dores do outro e até as nossas. Preferimos dar paliativo pra nossas mazelas à curar a ferida. Vivemos na sociedade do descartável. As pessoas são vistas como meras necessidades ocasionais. Estas são as mazelas do tempo presente. 
Entretanto, mesmo em meio a tudo isto EU TENHO UM SONHO. Este sonho se realizará cada vez que eu ouvir ou sentir que o eu digo para as pessoas tendo certeza de que é certo, haverá sempre alguém que também fará o mesmo. Se assim acontecer, estarei certo de que não estava errado em pensar, criticar e fazer como tenho feito. Assim acreditava Martim Luther King.  Depois de tanto anos os Estados Unidos da América teve um Presidente negro.

Não importa o tempo que vai levar pra você colher o que você plantou, o que importa é o que você plantou. Porque por mais que você espere, um dia você vai degustar o sabor da fruta. Portanto, pensemos muito no que iremos plantar para comer, do contrário seremos obrigados talvez a comer espinhos.

Professor Valdeni Cruz 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...