segunda-feira, 5 de março de 2012

Saúde em Porto Feliz ultrapassa média brasileira em índice


IDSUS é um indicador síntese do desempenho do SUS.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) - que é um indicador síntese do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.
A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores, o IDSUS avalia o SUS que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.
Os indicadores foram escolhidos por relevância, confiabilidade, viabilidade e validade dos dados disponíveis. São 14 variáveis que demonstram o acesso ao serviço e dez de efetividade.
O IDSUS foi calculado com as bases de dados referentes aos anos de 2007 a 2010, dependendo do indicador.
Os índices não se comparam entre si porque os municípios foram divididos em grupos homogêneos segundo sua diversidade, porém, tem o retrato do comportamento da região, segundo a média Brasil
O acesso de usuários e a qualidade do atendimento do SUS no país tiraram nota 5,47, no IDSUS 2011, que varia de 0 a 10 .
Os municípios que compõem do Colegiado Gestor de Sorocaba (20), apenas seis tiveram nota acima da média Brasil, e entre destes, Porto Feliz fica em segundo lugar, perdendo apenas para Jumirim, que possui menos de 3000 habitantes.
De todos os 5.563 municípios brasileiros, apenas 1.450 municípios (26,1% do total) ficaram com notas entre 6 e 6,9. Eles atendem a uma população de 46.683.510 pessoas.
O IDSUS é um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, pode subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem, em um compromisso compartilhado, seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros.
Mais de 20% dos municípios no país tiveram desempenho pior que 5, nota considerada metade do caminho para o SUS ideal, que atende com efetividade a todos.

A idéia, segundo o ministério, é criar metas de melhoria do índice para distribuir verbas extra de incentivo entre os governos locais.
Os indicadores foram escolhidos por relevância, confiabilidade, viabilidade e validade dos dados disponíveis. São 14 variáveis que demonstram o acesso ao serviço e 10 de efetividade.
O IDSUS foi calculado com as bases de dados referentes aos anos de 2007 a 2010, dependendo do indicador. 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...