segunda-feira, 5 de março de 2012

QUER SABER?

Após  o anúncio de que a prefeitura de Pentecoste terá que voltar a pagar o quinquênio aos funcionários da educação e que deverá realizar o concurso público, há milhares de pessoas alvoroçadas querendo saber quando será e quando sairá o edital ou o pagamento desse quinquênio. Precisamos dizer que a Procuradoria Regional do Trabalho deu seu parecer sobre o caso. Porém, há todo um processo de ajuste por parte da prefeitura para que apresente uma forma de como poderá pagar esse quinquênio e também deve tomar as iniciativas para a  realização do concurso. O que é fato é que no dia 12 deste, portanto, semana que vem, haverá uma nova reunião entre sindicato e prefeitura junto ao Procurador e que a prefeitura já deve apresentar um plano de como fará para começar a cumprir a decisão da justiça. Nesse dia será apresentado o impacto que essa decisão causará aos cofres do município. Ninguem está querendo quebrar prefeitura nenhuma, só queremos receber o que é nosso. Para isso deve criar mecanismos para cumprir com a ordem judicial. A realidade é nunca há dinheiro para fazer o que é certo e o que direito do trabalhador, mas quando a justiça decreta só ha uma saída: cumprir. Dai a solução tem que vir de algum lugar. Não fez a cosa certa quando podia, agora tem que fazer contra a própria vontade. Falta de sabedoria e respeito para com o povo. Entretanto, de vez em quado a justiça vem ao encontro daquele que precisa dela. Chegou, portanto, nossa vez. 
Sobre o concurso público ele precisa acontecer com uma certa urgência,  pois haverá eleições este ano e dai a celeridade do caso.
Tudo depende agora da posição da justiça. O sindicato não realiza concurso nem paga ninguém. O papel do sindicato é denunciar irregularidades e a justiça analisa caso a caso e toma decisões baseadas nas denúncias fundamentadas em leis é claro, colhendo a posição de defesa dos denunciados. Desse modo, tendo sido analisados tudo, convoca as partes para dar um parecer. Portanto, entende-se a demora muitas vezes para termos o retorno dos processos que se coloca nas mãos da justiça.

Professor Valdeni Cruz

         

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...