sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Brasil de Bernardinho vence 'freguesa' Itália, avança à final olímpica e faz história




Brasil de Bernardinho vence 'freguesa' Itália, avança à final olímpica e faz história

Pela terceira vez em três Jogos Olímpicos, o Brasil comandado por Bernardinho está na final. Com atuação convincente, os brasileiros não deram chances à Itália, venceram por incontestáveis 3 sets a 0 (parciais de 25-21, 25-12 e 25-21) e tem a chance de retomar a coroa olímpica contra a Rússia, no próximo domingo, às 9h (de Brasília, com transmissão dos canais ESPN). 

Com a classificação, a equipe masculina garante no mínimo a prata e também um feito para a delegação brasilera: pela primeira vez na história da Olímpiada, o Brasil terminará a competição com 16 medalhas - número nunca alcançado antes.

Algo que também nunca havia sido alcançado, mas na história do vôlei olímpico masculino, era uma equipe estar presente em três finais consecutivas. Quatro anos atrás, os brasileiros perderam para os Estados Unidos na final da Olimpíada da China. Em 2004, os brasileiros venceram os próprios italianos na decisão. Do time atual, apenas Giba, Dante, Rodrigão e Serginho, além de Bernardinho, estavam nas duas decisões anteriores.

Os europeus, inclusive, seguem com dois tabus desagradáveis contra o Brasil. O primeiro é o confronto em Jogos Olímpicos. Com a derrota na semifinal desta sexta-feira, os italianos somam oito derrotas em oito jogos contra os brasileiros. A segunda marca negativa é a sequência de derrotas para a seleção comandada por Bernardinho em partidas decisivas.

Foram duas finais de Liga Mundial (2001 e 2004), duas derrotas em Mundiais (quartas de final em 2002 e semifinal 2010) e três derrotas nos Jogos Olímpicos (final em 2004 e duas semifinais, em 2008 e 2012).

Wallace encara bloqueio italiano na semifinal de vôlei em Londres
Wallace encara bloqueio italiano na semifinal de vôlei em Londres
O jogoAntes do início da partida, o Brasil já sabia que teria de anular a principal arma italiana para se dar bem no jogo: o saque. E, no começo do jogo, ficou evidente a dificuldade para recepcionar as 'bombas' mandadas pelos adversários. Após uma primeira parada técnica com vantagem mínima para os italianos, o Brasil conseguiu se reorganizar no jogo.

Com Wallace e Lucão inspirados, o Brasil não teve problemas para virar o placar e vencer o primeiro set. A segunda parcial foi um massacre. Nervosa, a equipe italiana não conseguiu anular as jogadas com o bloqueio - durante toda a partida, foram apenas três pontos no fundamento, enquanto o Brasil fez 10.

No último set, os italianos, mais tranquilos, chegaram a abrir três pontos de vantagem. Mas os brasileiros novamente conseguiram encaixar o bloqueio para interromper os esforços italianos e fechar a partida.


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...