sábado, 11 de agosto de 2012

Seleção Brasileira sonha acabar com tabu olímpico


Dérek Bittencourt

Do Diário do Grande ABC





Chegou o dia de a Seleção Brasileira Masculina de Futebol pôr fim ao último tabu para a mais vitoriosa das equipes: alcançar o ouro olímpico. E isso pode acontecer caso Neymar e companhia vençam o México, às 11h de hoje, no imponente Estádio de Wembley.
O técnico Mano Menezes e seus comandados têm diversos exemplos de insucessos no passado para utilizarem antes e durante o jogo, para evitar qualquer tipo de clima de ‘já ganhou', em uma das modalidades mais incertas dos Jogos.
Em 1972, ainda na primeira fase, o Brasil perdeu do Irã. Quatro anos mais tarde, caiu na semifinal para a Polônia. Em 2000, vitória de Camarões, mas os dois golpes mais sentidos foram para Japão (primeira fase) e Nigéria (semifinal), mesmo com os então garotos Ronaldo Fenômeno, Bebeto, Roberto Carlos, Dida, Rivaldo, Aldair e outros em campo.
Assim, a pressão sobre a atual Seleção Brasileira é grande. Sabedor disso, Mano Menezes levou praticamente 70% do time principal. E apesar de sustos durante a campanha, o time se diz pronto para o feito inédito e histórico.
"Estamos tão perto, tão próximos... São 90 minutos e precisamos dar o máximo. Dar a vida, como se diz na gíria futebolística. São 90 minutos para entrar para a história do futebol brasileiro. Sabemos o quão importante é esse título", destacou Neymar.
Na opinião de Mano Menezes, Wembley é o palco perfeito para que o Brasil conquiste a medalha de ouro. "Se tivesse de escrever o enredo de um filme para a conquista da medalha de ouro, não poderia escolher lugar melhor", destacou o treinador. "Esse grupo já mostrou a capacidade de ser vencedor ao chegar até a final, ao meu ver. Significará muito mais, logicamente, se conquistar a medalha de ouro para apostar neste grupo e no técnico também", emendou o comandante.
Ontem, na disputa pelo bronze, a Coréia do Sul bateu o Japão por 2 a 0.
Brasil é freguês dos mexicanos em decisões
Não bastassem os fantasmas de Olimpíadas passadas, a Seleção Brasileira ainda tem pela frente adversário que não está acostumada a vencer em decisões. Até hoje, em cinco títulos contra o México, o Brasil perdeu quatro (duas Copa Ouro - 1996 e 2003, uma Copa das Américas - 1999 - e um Mundial Sub-17 - 2005), enquanto que dividiu troféu (Jogos Pan-Americanos - 1975).
Aliás, em todas as derrotas os mexicanos foram superiores. Já o título dividido foi motivado pela falta de energia elétrica na Cidade do México, quando as seleções empatavam por 1 a 1.
MÉXICO
O técnico Luis Fernando Tena teve grande problema para escalar a seleção mexicana para a decisão. Isso porque o principal atleta da equipe, Giovanni dos Santos, sofreu ruptura muscular do bíceps femoral da perna direita (grau um) e deverá ficar longe dos gramados por cerca de duas semanas.
"Ele está no seu melhor momento e ninguém esperava a lesão. Está triste e tinha o sonho de jogar. É doloroso para ele e para os jogadores, mas nós somos uma equipe forte e podemos facilmente superar a adversidade", afirmou o treinador mexicano, que fez mistério na escalação.
Comércio não faz preparação especial
Bares, restaurantes, padarias e churrascarias da região não vão preparar programação especial ou disponibilizar televisores para que os torcedores possam acompanhar o duelo entre Brasil x México, na final do futebol nos Jogos Olímpicos de Londres, e tomar o café da manhã ou almoçar ao mesmo tempo.
Entre os estabelecimentos aos quais a equipe do Diário entrou em contato entre Santo André, São Bernardo e São Caetano, apenas dois afirmaram que receberão a torcida verde-amarela, casos da Padaria Bella Vitória, no bairro Bela Vista, e do Bar Figueiras, no bairro Jardim, ambos em solo andreense.
"Geralmente aos sábados a gente abre ao meio-dia. Mas neste vamos antecipar por causa do jogo do Brasil", explicou atendente do Bar Figueiras. "Nossos televisores estarão ligados no jogo", afirmou pessoa da panificadora.
A maioria dos comércios justificou que não vai abrir as portas para receber os torcedores em razão do horário, 11h, afinal grande parte deles inicia o funcionamento após às 15h e vai até a madrugada, casos de dois bares em São Caetano e um em São Bernardo. Outros, porém, explicaram que não disponibilizam televisores, casos de churrascaria e padaria de Santo André.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...