quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PROFECIA DO ´FIM DO MUNDO´ Já imaginou se só nos restasse este último dia?


Para os que acreditam no fim dos tempos, a dica é aproveitar a filosofia do Carpem Die, ´aproveite o momento´

Hoje seria o último dia do mundo. Pelo menos essa é a promessa da profecia baseada em interpretações do Calendário Maia que trazem a sexta-feira como despedida. Mas você já se programou, sabe o que fazer com essas preciosas 24 horas? Há quem prefira cair na balada, fazer alguma loucura, criar dívidas, namorar, fazer orações ou apenas se refugiar em casa com a família.



Entre os que acreditam ou acham tudo uma brincadeira, Fortaleza está cheia de festas, palestras e demais eventos, tudo com a temática apocalíptica e até cômica do ´Fim dos Tempos´. Todos querem tirar proveito, faturar nos últimos segundos.

A designer e maquiadora Natasha Lins, 28, é uma das que está lucrando com essa boataria. Ela vende produtos com a significação da morte, joias de caveira, bem dark, escuras. Faz também maquiagens bizarras, de zumbis. "Todas as pessoas estão entrando no clima ´fim de mundo´ e aproveito para criar, vender produtos do gênero, garantindo um pouquinho do meu Natal, isto é, se mundo não acabar", diz.

Muitos poetas já cantaram esse último dia. Ele até serve de inspiração para a filosofia latina do Carpe Diem (Aproveite o momento). Há também quem brinque com o trágico. O publicitário Ticco Sales Moreira, 31 anos, não fala em outro assunto. Com viagem marcada para Fortaleza na sexta-feira, ele brinca dizendo que vem de Brasília só para curtir aqui a tal da ´grande onda´ que promete destruir o planeta.

"Em Brasília não tem mar. Então, a catástrofe vai ser maior no Ceará. Não vou perder essa", ri. Fã de adrenalina, faz piada com a possibilidade do fim. "Fico dizendo que o meu avião vai cair, ou que ele não terá onde aterrissar em Fortaleza por causa das Tsunamis", chacota.

Se para Ticco tudo é uma grande brincadeira. A costureira Fátima Mesquita, 52, se diz receosa com essa data, não sabe bem o que vai acontecer: teme dias de escuridão e medo. Mantém seu rosário de orações em dia, garantindo preces para proteger a família e os amigos mais próximos. "Não vou sair de casa. Não quero correr riscos. Vai que acontece algum desastre mesmo?".

A famosa profecia começou a partir de interpretações de um dos calendários Maia, conhecido como Cálculo Longo, que teria começado, segundo o Membro Titular da Sociedade Astronômica da França, Nelson Travnik, em 11 de agosto 3114 a.C (com o 5º Grande Ciclo) e que terminaria justo amanhã no esperado dia 21 de dezembro.

Interpretações

Com todo esse ´disse-me-disse´ não faltam especialistas negando essa teoria. Em visita ao Ceará para ministrar palestra sobre o ´Fim do Mundo´, Carlos Andrade, astrônomo responsável pelo Observatório de Americana, em São Paulo, veio na tentativa de acalmar a população, garantiu que o Sol irá raiar no dia 22.

"Não vai ter fim nenhum, pelo menos agora. Se acabaria um ciclo Maia de 5.125 anos e se começaria outro e pronto", explica. Os Maias não falaram nada sobre destruição, tudo seria um mal entendido, segundo ele, interpretações equivocadas.

Carlos Andrade comentou ainda que uma outra coincidência colocou mais lenha na fogueira: o propalado alinhamento - também no dia 21 - entre a Terra e o Sol. Mas ele alerta: isso é algo que acontece todo anos, é o solstício de verão em dezembro.

Mas pergunto para o astrônomo se algo pode realmente acontecer nessa sexta-feira? Carlos Andrade faz uma pontinha de mistério e brinca. "A Terra é suscetível a muitos objetos. Quem sabe uma estrela cadente muito grande pode ser vista no céu. Pode eventualmente um objeto se chocar com a Terra. Qual a probabilidade? A mesma de eu ganhar hoje na Mega Sena sem nem ter jogado", brinca.

Para o Diretor do Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Cultural Dragão do Mar, Dermeval Carneiro, há algo que deve ser mais preocupante que a tal profecia Maia: a atividade solar cujo máximo está sendo prognosticado para esses próximos meses. O Sol pode se apagar, mas isso vai demorar. "A vantagem de toda essa boataria é que as pessoas estão estudando mais sobre astronomia, estão mais curiosas. O tema até lotou as salas do Planetário. Tivemos um total de 75 mil visitantes só nesse ano", revela.

Sobre esses temores do céu, essas profecias, Dermeval Carneiro diz que isso é natural da humanidade. "Em todos os tempos, homens tiveram medo do desconhecido. Isso é algo cultural. Quem nunca se fascinou com eclipse lunar?", questiona.

Mas o medo é grande mesmo. O site da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) recebeu, até março de 2012, mais de seis mil perguntas sobre o temido final dos tempos. Para evitar transtornos seitas fanáticas e de suicídios), a agência informou que não há nada do tipo previsto pelos cientistas. Inclusive, um site (tinyurl.com/nasafimdomundo) está no ar para responder questionamentos.

Contagem

E tem novidade nesse dia 21. Um trio de artistas, formado pelo designer Ramon Cavalcante, o roteirista Alysson Lacerda e o programador Boro Lacerda, vai lançar hoje a webcomic (revista de quadrinhos em versão eletrônica) "Até o Fim do Mundo", no site ateofimdomundo.com.br.

A estória é sobre pessoas e como elas seriam capazes de sobreviver em situações-limite, o que as moveria a seguir durante um apocalipse. "Não acredito nesse fim, mas se ele realmente vier na forma de um apocalipse zumbi uma dica é: estoque alimentos, medicamentos, água e material de higiene. Corra para sua casa e tranque-se por lá", finalizou Alysson Lacerda.

SAIBA MAIS
Não é uma novidade!

Já ´escapamos´, segundo o astrônomo Nelson Travnik, em sua publicação ´Vem ai um novo Apocalipse´ (2012), de outras promessas de ´Fim de Mundo´. Ele lista outros momentos proféticos:

- Previsto por Worchester para os anos de 1736 e 1766;
- Alardeado por Isaac Newton para 1789, 1790 e 1794;
- Segundo Shakers para 1805;
- Previsto pelo pastor Escoseza da Igreja Nacional para 1836 e 1862;
- Para 1914, 1918, 1925 e 1975 segundo as testemunhas de Jeová;
- E para 1999 e 2000 conforme algumas seitas, astrólogos e videntes

Peregrinações:

- O ´Turismo do Apocalipse´ deverá levar 52 milhões ao México este ano, nos cinco estados do Circuito Maia. No Brasil, o foco de visitas é para cidades como Alto Paraíso, em Goiás e Canelas no Rio Grande do Sul.

O QUE ELES PENSAM
Outras visões da profecia

Não vai haver um fim do mundo agora. Acontecerá, nessa sexta-feira, uma mudança de ciclo do calendário Maia. Sugiro que todos estejam conectados nessa emissão de boas energias. Estaremos vivendo, com mais força, uma nova era que será de mais fraternidade, cooperativismo e regeneração.

Teremos também a oportunidade de romper com essa era de colapsos que vivemos hoje. Estamos entrando em um processo de limpeza, de nova consciência. Todos que passarão por essa transformação terão uma nova chance de serem feliz. Estou super otimista com o ano de 2013, haverá uma mudança de centro energético.

Passarei o dia 21 com a mente e o coração abertos, tirando um tempo para meditar, se plugar com esse espírito de cooperação. A sexta-feira não será um dia ruim. Pelo contrário, segundo o selo Maia que rege essa data, teremos a simbologia da "Mão Cristal Azul" que aflora o sentimento de cura.
Moacir Teixeira (Junior animal)
Tatuador e estudioso do calendário Maia

Esse novo momento que teremos no dia 21 é marcado pela influência da Era de Aquário, que chega com mais força e traz a fraternidade como a grande energia do momento vindouro. Vamos passar de um momento de crise de paradigmas, em que tínhamos dificuldades de viver em grupo, para um momento de convivência com as diferenças, uma aldeia global.

A energia de Aquário sugere o novo, a volta do reino feminino, da beleza da mulher, do maior contato com a natureza, do paradigma da valorização do corpo, da terra, da mãe. Vai haver um resgate da feminilidade.

Fazendo um mapa astral do dia, podemos observar que esse dia 21 de dezembro marca a entrada do sol em Capricórnio, vai estar em uma posição mais elevada no zodíaco. O sol significa Deus e amor, coração e espírito.

A sexta-feira marca grandes possibilidades de ascensão, momento de maior contato com energia mais sutil.
Akita
Astrólogo e filósofo

IVNA GIRÃOREPÓRTER 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...