quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Alô Professor!

Professor Valdeni Cruz

Cuidados com a voz


Ontem falei sobre a importância de se fazer um exame de laringoscopia para verificar se está tudo bem com suas cordas vocais. Hoje vou falar sobre alguns cuidados para prevenir alguns problemas.
Não é raro ouvir de colegas nossos dizendo que está rouco, com voz cansada, garganta inflamada e várias outras queixas. Esses problemas deve-se ao excessivo uso da voz. Muitos professores, para poder sobreviver, muitas vezes tem que trabalhar três expedientes. Chegam a dar dose horas aulas por dia. normalmente com salas cheias, quentes e sem nenhum recuro que não a voz. Desse modo, os problemas com as cordas vocais são quase inevitável. 
Mesmo assim, se tomássemos alguns cuidados, talvez sentíssemos menos os efeitos da falação diária. Algumas dicas podem ajudar. Uma delas é tomar muitas água para lubrificar e limpar as cordas vocais. Sempre que estiver dando aula, beber a cada 15 minutos um gole de água. Isso ajuda a manter a garganta humificada. Aquecimento vocal também é indicado. Sempre que for dar aulas fazer um pequeno aquecimento para relaxar as cordas vocais. 
Outra dica importante é a comer frutas com maçã, banana, pera. Deve-se evitar a todo custo, cigarros, frutas ácidas, café, gelados e quentes... Dormir um bom sono também ajuda. Evitar estres, emoções fortes, ajuda bastante.

Dica   

Se puder comprar um ampliador de voz, pode ser uma boa. No mercado tem este aparelho de vários preços. Desde 200,00 até 350,00 ou mais. Talvez seja pesado para alguns mas, se pensarmos que podermos gastar muito mais no futuro, é bom pensar nesta opção. 

Esta foi a dica de hoje.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...