sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O que você pensa sobre vereadores?

Professo Vladeni Cruz



O que você acha de um vereador que mal sabe escrever o nome? Na minha opinião não deveria nem existir uma situação destas no Brasil. Digo isso por se tratar de alguém que deve representar o povo em todos os sentidos. Para isso é mais do que necessário que o indivíduo que se apresenta a sociedade para representá-la esteja ciente do que se trata. O cargo de vereador não existe para que este, não tendo um emprego, venha a ser eleito e, desse modo, possa vir a ter um salário. O vereador está muito além desse conceito. O vereador é um representante do povo. Para isso é preciso que se tenha consciência de seu papel. Por outro lado, como é que alguém que não tem o mínimo de conhecimento pode representar as diversas realidades da sociedade? Como poderá ler ou elaborar projetos, já que esta é uma das principais funções de um vereador? Como terá conhecimento dos problemas globais da sociedade? 

Muitos vereadores são eleitos por fazer "caridade". Os que são beneficiados, que são bem poucos, sentem-se na obrigação de votar neste candidato caridade - aquele que faz viagens com doentes, que arranja remédio e outros auxílios nesta mesma linha. Enquanto tivermos pessoas sendo eleitas por causa de situações como estas, jamais teremos verdadeiros representantes do povo e jamais mudanças no comportamento destes. Se é assim que ainda acontece, podemos estar certos de que nada ou quase nada mudará por enquanto. 

Mas não podemos deixar de falar também daqueles que se dizem entendidos. Aqueles que tem formação. Estes, muitas vezes são mais perigosos que aqueles que de nada sabem. Estes são os que manipulam os outros, pois estes, usando sua capacidade de persuasão, impõe seu domínio aos demais e faz valer sua posição  já que os outros são desprovido de conhecimento. Estes, sem a capacidade de intervir, pois não tem capacidade de argumentar, decidir, se contrapor, concorda com tudo. Esse tudo, como temos visto por ai a fora, normalmente são as aberrações que votam contra os servidores,  contra os direitos e outras coisas que beneficiam o povo.

Infelizmente aqui em Pentecoste tem sido assim desde sempre. Para confirmar isso que estou dizendo, é só lembrar das sessões da Câmara de vereadores. Nunca se viu uma discussão dos vereadores em torno de uma causa e que eles tenham decidido sem 100% em nome do povo. Sempre estão lá calados e aprovando o que já vem pronto do executivo.  Se tivemos discussões em torno de alguma coisa, deve-se presença de Dra. Valéria. Esta sim, durante seus 8 anos de mandato, vimos denúncias e apresentação de leis que beneficiavam ao povo, o que nem sempre era a provada, pois contrariava aos interesses do governo e, como sempre, os vereadores, na sua maioria, preferia ficar do lado do prefeito.Tenho certeza de que ninguém diria que isso não é verdade. 

Se dissesse que não acredito nas mudanças da Câmara de Pentecoste, estaria mentindo, pois sou otimista e estou sempre acreditando. Mas não seria hipócrita em dizer que tenho certeza que vai mudar, pois corro o risco de não ver mudança alguma. Espero que tenhamos mudanças sim e que estas mudanças sejam para melhor. Não gostaria de escrever aqui neste blog, no decorrer desta legislatura, decepções que possamos vir a ter de nossos ilustres vereadores atuais.

Mas estarei aqui para elogiá-los ou para julgá-los quando necessário.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...