quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Precipitações no Ceará não têm relação com a quadra chuvosa



As chuvas destes segundo e terceiro dias do ano de 2013 animaram a população de mais de 20 cidades do Interior do Estado, porém isso não pode ser considerado motivo de alento para o sertanejo, que aguarda o fim do período de estiagem.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), essas precipitações são normais antes da estação das chuvas. (Foto: Alex Costa)
A metereologista da Funceme, Deysiane Quaresma, afirma que são chuvas típicas de pré-estação. Ela explica que são formadas por um fenômeno denominado Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. "Ele se forma a 12 Km de altura da superfície. Parece um círculo. Tanto pode causar como inibir as chuvas", comenta.
Menor intensidade nas próximas 48 horas
Conforme a metereologista, quem fica sob a borda do círculo recebe as chuvas. Por outro lado, não chove para quem está no centro desse sistema. "Nesse momento, a borda está sobre o Ceará. Já a Bahia, por exemplo, está no centro", resume.
A Funceme diz que esse fenômeno deve perder força nos próximos dias. "O sistema vai se desintensificar nas próximas 48 horas", diz Deysiane.
RMF registrou mais chuvas
Ao todo, as precipitações ocorreram em 25  cidades cearenses. O município de Horizonte, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), registrou a maior chuva nas últimas 24 horas. Segundo a Funceme, foram 23,8 milímetros. Choveram outros 23 mm em Itaitinga, também na RMF. 
Em Iguatu,  a 380 Km de Fortaleza, foram 20 mm até a manhã desta quinta-feira, 3. Também choveu nas regiões Jaguaribana, do Cariri, Ibiapaba e Maciço do Baturité. 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...