sexta-feira, 22 de março de 2013

Funceme mantém projeção de maior probabilidade de chuvas abaixo da média



A alegria do povo cearense deve durar pouco com as chuvas no Dia de São José, no dia 19 de março. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos(Funceme), apesar dessas precipitações o prognóstico de março permanece inalterado em relação ao de fevereiro, ou seja, a maior probabilidade é de que a quadra chuvosa fique abaixo da média histórica.
Projeção da Fuceme vai de encontro à fé do sertanejo de uma boa quadra chuvosa neste ano (Foto: Kid Júnior)
O órgão confirmou que as chances são de 40% de chuvas abaixo da média; 30% de permanecerem dentro da média e de apenas 25% de serem superior. O novo prognóstico que, ratifica o anterior, abrange os meses de abril, maio e junho.
A Funceme analisou a projeção das chuvas com os Técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Funceme e com os demais núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste, na última reunião mensal ocorrida nesta semana, em Recife (PE).
Todas as entidades concordam de que as mudanças climáticas recentes não foram significativas o suficiente para gerar mudanças nas condições atmosféricas e oceânicas ao ponto de apontarem projeções diferentes das já divulgadas.
“Apesar dos registros de chuva em vários municípios cearenses durante esta semana, resultado da atuação de um sistema meteorológico chamado de Vórtice Ciclônico de Ar Superior, as condições atmosféricas e oceânicas analisadas não se alteraram e deveremos ter um período chuvoso com precipitações abaixo da normal. O Pacífico mantém uma neutralidade e o Atlântico permanece com temperaturas desfavoráveis à aproximação da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuvas no Ceará, mas está posicionada distante do Estado”, explica Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...