segunda-feira, 18 de março de 2013

REUNIÃO NESTA MANHÃ ENTRE SINDSEP E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

 Professor Valdeni Cruz

Nesta manhã de segunda-feria, o SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos de Pentecoste), se reuniram com a Secretária de Educação, Alaíde  Assessor de Educação, Rogério, A Senhora Prefeita, Dra. Ivoneide, os vereadores Daniel Gomes, Célio Campelo e Valdelice. Entre os representantes do Sindicato estavam: Auxiliadora Estevam, Claudia Melo, Valdeni Cruz.  Havia ainda na sala de reunião,  François Martins, Valeria Braz, Juliana e Márcia. 

Imagem/ Valdeni Cruz
Durante este reunião foi debatido a questão do piso do Magistério que teve reajuste de 7,98% no mês de Janeiro. No entanto, nós aqui em Pentecoste não recebemos este aumento desde então. Conversando com a Prefeita em outra ocasião, foi dito que estava em processo de mandar a proposta para a Câmara. Entretanto, vendo que o tempo passava e não era tomada nenhuma decisão, a representante do Sindicato resolveu agir. A primeira coisa foi perguntar o motivo da demora. De pronto, o assessor  disse não ter dado tempo analisar todas as questões referentes o aumento do piso. Desse modo, a  representante do Sindicato procurou a Alaíde para tomar conhecimento do problema e da demora para não se pagar o aumento deste piso. A mesma reconheceu a demora e marcou uma reunião com urgência que foi esta que ocorreu hoje. Na ocasião, o assessor, munido de uma tabela e com o impacto da folha e também com análises dos valores do FUNDEB para todo o ano de 2013, disse que estava tudo pronto para enviar a mensagem para a Câmara ainda hoje e, que portanto, como estavam presentantes representantes dos vereadores, poderiam apreciar a matéria em caso urgente  urgentíssimo, e, desse modo, poder ser votada na próxima quinta-feira, dia 21 de março. Sendo assim, ficou decidido que o aumento já será dado agora ente mês. Quanto ao retroativo, no pagamento do mês de abril será pago o mês de janeiro e, no pagamento do  mês de maio, será pago o retroativo de fevereiro. Isso devido a não dar mais tempo preparar a folha com este retroativo para o pagamento deste mês de março. Quanto a retroativo dos meses de janeiro e fevereiro do ano passado, não há resposta por parte da prefeita quanto a esta questão.

Na reunião foram foram feitas outras colocações por parte da Prefeita. Ele relatou o salto da folha de pagamento de janeiro que estava próxima dos 500 mil  e que em fevereiro saltou para mais de 600 mil. Disse que não entende o funcionamento desta folha ainda e que está fazendo todo um levantamento de como enxugar esta folha. Foi lembrado na hora que este aumento deve-se ao grande número de contratações temporárias. Foi dito ainda que em muitos ambiente escolares há um grande número de pessoas para pouco serviço. Desse modo, será necessário reorganizar toda a rede e avaliar se não está tendo pessoas se matando de trabalhar enquanto outras ficam se escorando. Há ainda um grande número de profissionais que não querem ir pras salas de aula, o que faz gerar o aumento na folha de pagamento com a contração de pessoas de forma desnecessária.

Foi também comentada a questão da Comissão e do Conselho de Educação que não estão funcionado. O que tem prejudicado o  processo de progressão dos professores que não estão podendo ser avaliados segundo o Plano de Cargos e Carreira.

Só lembrando que o aumento será feito de forma linear. Havia um temor de não ser feito este aumento na forma linear, o que iria prejudicar e muito os servidores.

Percebemos que há por parte da Senhora prefeita, um desejo de mudança e de tentar organizar a bagunça que há na Pasta da Educação como um todo. Para tanto, é preciso ter ciência do problema para poder fazer com que a as coisas possam se concertar. Estamos torcendo para que tudo dê certo, pois estendemos que dando certo, melhora pra todo mundo.   



Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...