sábado, 13 de abril de 2013

COMBATE À SECA - Comissão prestará conta de ações

Colegiado aponta que pelo menos 30 cidades do Ceará podem ter colapso por falta de água até o fim de 2013
A Comissão Especial da Seca, criada em fevereiro último na Assembleia Legislativa, deve entregar, até o final de maio, relatório completo com a lista dos municípios cearenses que têm previsão de entrar em colapso até dezembro de 2013, em razão da falta d´água provocada pela seca que atinge o Nordeste, bem como com as soluções imediatas para o problema. A informação é do relator do colegiado, deputado Welington Landim (PSB).

O relator da Comissão Especial da Seca, Welington Landim, disse que o colegiado tem recebido relatórios sobre a situação dos municípios FOTO: JOSÉ LEOMAR

O pessebista afirma que, até o momento, a comissão já relacionou 30 municípios cearenses que possuem diagnóstico de possível colapso até o fim do ano. Entre esses, ele destaca Crateús, Canindé, Quiterianópolis, Tauá, Caridade, Itapipoca, Salitre e Campos Sales. Segundo o parlamentar, para aproximadamente 90% das 30 cidades já foram discutidas, com os diversos órgãos estaduais com os quais o colegiado se reuniu, as soluções viáveis para evitar o problema.

O deputado citou como exemplo Crateús, cidade onde, de acordo com ele, a previsão dos especialistas é de que só haverá água até setembro deste ano. "Para lá, nós da comissão encontramos dois caminhos para evitar o colapso de água: ou construir uma adutora improvisada com aqueles canos flexíveis americanos para levar água de outro local para lá ou abastecer o município com carro pipa", explica.

Landim informou que, do início de março até a última quinta-feira, a comissão realizou quatro encontros, sendo um apenas para instalação e eleição de seus dirigentes. Nos outros três, lembra, o colegiado ouviu órgãos como a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra) e a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).

Ele explicou que, nas audiências com as instituições, a comissão tem recebido relatórios sobre a situação dos municípios, bem como tem debatido soluções imediatas para a convivência com a estiagem, considerada a pior dos últimos 50 anos.

Após a divulgação do relatório com as cidades que podem sofrer colapso e as possíveis soluções para evitar o problema, o deputado esclarece que a comissão fiscalizará o trabalho dos governos Estadual e Federal para que os municípios consigam conviver com a seca. "É bom deixar claro, porque muita gente não sabe o papel da comissão. Nossa finalidade é diagnosticar, apresentar as soluções e cobrar que elas sejam cumpridas", frisou o pessebista.

Além do relatório, Wellington Landim ressaltou que a comissão também tem divulgado parcialmente diagnósticos sobre determinadas cidades cearenses. Ele lembrou que pretende mostrar alguns dos resultados durante pronunciamento na tribuna da Assembleia, na próxima semana. Apesar disso, ele reforçou que o prazo para o colegiado divulgar o balanço final é até o fim do próximo mês de maio. 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...