sábado, 2 de novembro de 2013

Ceará terá a melhor rede de saúde do Brasil, promete Cid Gomes

O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou que o Ceará será o melhor estado do Brasil em saúde pública até o fim de 2014


“Quero que até o final de 2014 o Ceará tenha a melhor rede de saúde pública de todos os estados do Brasil”, disse Cid Gomes (FOTO: Divulgação)
“Quero que até o final de 2014 o Ceará tenha a melhor rede de saúde pública
 de todos os estados do Brasil”, disse Cid Gomes (FOTO: Divulgação)
O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou que o Ceará será o melhor estado do Brasil em saúde pública até o fim de 2014. A promessa foi feita nesta semana ao lado do secretário da Saúde, Ciro Gomes, em Pentecoste, no interior do estado.
Na ocasião, Cid, seu irmão Ciro e prefeitos de cinco cidades participavam da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento em Pentecoste. A UPA 24h será gerida por cinco municípios: Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio, São Luís do Curu e Tejuçuoca. “Os cinco prefeitos da região vão ajudar no dia a dia. Saúde é complicado de fazer – além do investimento, tem que ter cuidado e envolver muito recurso pra fazer funcionar”, afirmou o governador.

As UPAs fazem parte dos principais investimentos da gestão Cid Gomes em saúde. Até agora foram inauguradas 10 unidades. Seis atendem na capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Walter e Conjunto Ceará. As outras quatro, três na Região Metropolitana – uma em Maranguape, uma em Caucaia, uma no Eusébio, e a décima em Pentecoste. Até o fim de outubro, Mais de 865 mil atendimentos haviam sido realizados nas UPAs, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).
Atual secretário de Saúde, Ciro Gomes, também participou da inauguração da UPA de Pentecoste (FOTO: Divulgação)
Atual secretário de Saúde, Ciro Gomes, também participou da inauguração
 da UPA de Pentecoste (FOTO: Divulgação)
A nova UPA 24h terá sempre dois médicos de plantão, dia e noite, inclusive domingos e feriados, para o atendimento da população dos cinco municípios em casos de urgência e emergência. “São 14 médicos e, além dos médicos, tem mais 44 profissionais trabalhando”, disse Cid.

Obras sem funcionamento

Já estão prontas outras 10 obras, mas todas sem funcionamento: São Gonçalo do Arante, Aracoiaba, São Benedito, Canindé, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Tauá, Quixadá e Horizonte. As unidades foram promessas de campanha do governador Cid e foram concluídas no prazo estabelecido, porém sem funcionamento.

Em São Gonçalo, por exemplo, antes mesmo da inauguração o local já precisa de reparos. A Sesa informou que ainda neste ano, junto com o Ministério da Saúde, vai inaugurar as UPAs de São Gonçalo do Amarante e Horizonte.
A UPA do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, foi projetada para atender uma média de 300 pacientes por dia com perfil de urgência. A unidade foi instalada em área estratégica, no complexo portuário.

Importância da saúde básica
“Noventa por cento dos problemas de saúde podem ser resolvidos sem necessidade de hospital grande”, disse Cid
“Noventa por cento dos problemas de saúde podem ser resolvidos
 sem necessidade de hospital grande”, disse Cid
“Noventa por cento dos problemas de saúde podem ser resolvidos sem necessidade de hospital grande”, disse Cid Gomes para explicar os níveis de atenção à saúde e o funcionamento dos equipamentos e serviços correspondentes – as unidades básicas de saúde, para a prevenção e atendimento de casos simples, policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas para consultas e exames especializados, UPAs 24h e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os casos de urgência e emergência e os hospitais, para os casos mais complexos.

“Quando tiver todas as UPAs inauguradas, que são 32, todos os CEOs, todas as policlínicas, os hospitais regionais e o SAMU universalizado, vamos ter no Ceará o que nenhum outro estado tem em saúde pública”, previu o governador. “Quero que até o final de 2014 o Ceará tenha a melhor rede de saúde pública de todos os estados do Brasil”, concluiu Cid Gomes.


Com informações da Sesa

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...