Greve está prevista para amanhã e o deputado Artur Bruno defende que acordo possa sair antes mesmo do início da paralisação.
O deputado Artur Bruno (PT) destacou hoje (04/08), durante pronunciamento feito na Câmara dos Deputados, a luta dos professores da rede estadual e defendeu que professores e governo do Estado possam entrar em acordo o mais breve possível. O deputado ressaltou que os professores, após assembleia realizada pelo Sindicato Apeoc, decidiram entrar em greve a partir de amanhã, em razão das propostas apresentadas pelo Governo atingirem apenas parte da categoria.Na avaliação do parlamentar, os professores ainda recebem salários muito baixos e é preciso avançar. Bruno reconhece que houve avanços, em especial para os profissionais de nível superior em início de carreira, que ganhavam R$ 1.460,00 e passarão a receber R$ 2.000,00, reajuste de quase 40%. No entanto, para os professores com especialização, mestrado e doutorado, caso seja aprovada a proposta do Governo, haverá um retrocesso na carreira no magistério.
Artur Bruno lembrou que o Ceará tem os melhores indicadores no IDEB, em termos de escola pública, do Nordeste e esse sucesso se deve ao bom trabalho dos professores e professoras cearenses, “que, neste momento, precisam ser reconhecidos pelo Governo”. “Sabemos que a educação pública só terá qualidade quando os profissionais da educação forem reconhecidos na sua remuneração, na sua capacitação e possam ter um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração que os estimule a fazer cursos de especialização e pós-graduação, como ocorre no plano vigente”, defendeu.
O deputado acredita que importantes avanços já aconteceram, mas defendeu um acordo até mesmo para que a greve possa ser evitada e os alunos e alunas das escolas públicas, que representam 90% da rede de alunos do Estado do Ceará, não fiquem sem aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário