sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AULA DE RELIGIÃO NA ESCOLA VICENTE FEIJÓ DE MELO

Hoje na Escola Vicente Feijó de Melo trabalhei na aula de religião o tema família.
Durante a aula fomos fazendo diversos comentários a respeito da família na vida de cada pessoa. Os alunos, ao serem indagados sobre o assunto, fizeram suas colocações. Alguns disseram ser a família o alicerce para para toda a estrutura de uma pessoa. Outros disseram que a família e a base de tudo. Na realidade foi uma aula muito rica. Depois de termos discutido o tema, os alunos foram divididos em equipe, aprofundaram o tema através de cartazes. Nesses cartazes eles colaram gravuras que retratam as mais diversas realidade das famílias.
Conversando com eles, dizia que a família é a base de de toda a sustentação de um indivíduo. É no seio da família que que nos sentimos amados, formados. Onde criamos laços de amizade, de respeito e descobrimos nossa identidade diante da sociedade. Quando temos problemas na família nossa formação pode ficar comprometida. A família é mola mestra da sociedade.

  A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. É a definição que conhecemos. Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. E a morada sobre o mesmo teto? Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, ou... um mero alojamento.

A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia dar fruto: ser uma família de verdade. Devemos, portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, constantemente, e com muito amor.

Aqui vai algumas imagens da atividade desenvolvida em sala.



Professor VALDENI CRUZ

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...