quarta-feira, 3 de agosto de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: O ROSTO JOVEM DA IGREJA


Imagine fazer amizade com jovens do mundo inteiro. Imagine shows, catequeses, eventos culturais, conhecer grandes países e capitais. Imagine adorações, Missas, confissões, ver e ouvir o Papa e fazer uma inesquecível experiência com Jesus Cristo. Agora imagine milhões de jovens fazendo a mesma experiência que você. Isso existe?










































Sim, desde 1986 essa realidade vem atravessando gerações e fronteiras e reunindo jovens dos quatro cantos do planeta, na Jornada Mundial da Juventude, cuja sigla é JMJ.
Criada por João Paulo II em 1986, a JMJ já reuniu quase 13 milhões de pessoas ao longo de sua história, tornando-se o maior evento jovem do mundo. Este evento congrega jovens católicos (e também não católicos) diante de uma convocação do Santo Padre para peregrinarem a um determinado país e, ali, ter um encontro com Jesus Cristo como num grande cenáculo.

Mais de 12 milhões de jovens ao longo das 12 edições da JMJ
Dois eventos importantes marcaram o início da JMJ: o Jubileu de 1984 e o Ano Internacional da Juventude, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. Nesse ano da juventude, João Paulo II lançou a Carta aos Jovens, e em 1986 os convidou para mais um encontro em Roma, que seria a primeira Jornada Mundial da Juventude.
“No Brasil mais de 13 mil jovens estão indo para Madrid. Será uma grande festa brasileira na JMJ 2011″ pe. Sávio
Em 1987, o saudoso Pontífice polonês convocou os jovens para mais um encontro em Buenos Aires, tornando a JMJ um encontro de peregrinação internacional. Nesta edição João Paulo II reafirmou o que vinha afirmando aos jovens desde o início de seu pontificado: “Vós sois a esperança da Igreja, vós sois a minha esperança“. Rapidamente as Jornadas Mundiais, com esse público, responderam a esse clamor do Papa, reunindo milhões de jovens em vários lugares do mundo, como em Manila – Filipinas, onde se registra o recorde de peregrinos, mais de 4 milhões de pessoas.
Uma jornada especial foi a de Czestochowa em 1991, a primeira edição depois da queda do Muro de Berlim, na qual jovens vindos de dois blocos separados e hostis (oriente e ocidente) puderam, finalmente, celebrar de mãos dadas a fé em Jesus Cristo. A jornada de 2000 também foi especial, mais de 2 milhões de jovens foram a Roma para celebrar o Jubileu da Igreja. Essa edição ficou marcada pela espontaneidade de João Paulo II na vigília de Tor Vergata. “Acredito que a espontaneidade de João Paulo II foi uma coisa que cativou a todos nesta jornada”, afirma Odair José, que participou desse evento nesse ano.
“Foi uma coisa impressionante, mais de um milhão de pessoas ali reunidas, e quando o Papa falava havia aquele silêncio para ouvir a voz do Pastor “, lembra Marcelo Cintra, que atendeu ao chamado de João Paulo II e foi a Toronto – Canadá para a JMJ do ano de 2002, a última jornada de João Paulo II. “Todos os anos o Papa dizia ‘vejo vocês em tal lugar (próximo país-sede)’ e, no final dessa JMJ, ele disse ‘Jesus espera vocês em Colônia – Alemanha’ (JMJ de 2005)’. O Papa sabia que ele não estaria em Colônia, acho que por causa da saúde dele”, recorda Marcelo, emocionado.

A Cruz peregrina e o ícone da Virgem Maria acompanham os jovens em todas as Jornadas
“Essa JMJ vai ser emocionante porque vai ser a primeira Jornada com dois Papas: um no céu e outro na terra”, pensou Hugo Daniel, que participou da JMJ de Colônia em 2005, a primeira vez sob o comando do novo Pontífice: Bento XVI. Essa edição criou uma grande expectativa em muitos jovens, e quem acreditava que o número de participantes diminuiria devido à morte de João Paulo II se enganou, mais de 2.5 milhões de jovens peregrinaram à cidade alemã para um encontro com o Papa alemão.
A última edição da Jornada Mundial da Juventude, em 2008, foi realizada na Oceania, em Sidney – Austrália, onde mais de 500 mil jovens se reuniram para ser renovados pelo Espírito Santo de Deus. “Um dos momentos mais emocionantes foi quando, num diálogo com Bento XVI, uma jovem disse: ‘Santo Padre, assim como Pedro reunido com os apóstolos no cenáculo foi testemunha do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja, nós estamos aqui novamente reunidos com Pedro e pedimos que o senhor clame sobre nós este novo Pentecostes’. Nesse momento eu pude renovar a minha experiência com o Espírito Santo”, testemunha Wagner, que viajou para o outro lado do mundo para participar desse evento nesse ano.
Seguindo a tradição de celebrar uma edição da JMJ na Europa e outra fora desse continente, em 2011, a próxima edição deste evento será celebrada em Madri, na Espanha. Segundo a organização do evento são esperados mais de 2 milhões de jovens na capital espanhola.
“O Brasil vem crescendo muito no número de participantes da JMJ” pe. Sávio
Neste ano, em Madri, vamos bater o recorde de participação com quase 14 mil jovens brasileiros inscritos”, disse padre Sávio, assessor do Setor Juventude da CNBB.
Segundo o sacerdote há fortes indícios de que a próxima edição seja celebrada no Brasil. “A CNBB, na pessoa de Dom Eduardo Pinheiro, já enviou o pedido para o Pontifício Conselho para os Leigos (Dicastério do Vaticano que organiza a JMJ), portanto, devemos estar em massa nesse evento e fazer uma grande festa em Madri se Bento VXI anunciar o Brasil como o país-sede de 2013″, concluiu padre Sávio.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...