segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trocando umas ideias - Colóquios

Boa noite a todos!


Quem não já  se sentiu desmotivado em algum momento dessa vida? Creio que todos. Nessas idas e vindas da vida muitas vezes somos tentados a desacreditar da capacidade que temos. Capacidade de darmos uma repostas as diversas realidades que se apresentam diante e dentro de nós. 
Alguém ao ler esse texto poderia dizer: Num é esse cara que fala tanto de entusiasmo aqui nesse blog, na rádio e em tantas outras oportunidades? Sim, é ele mesmo. Mas esse cara diz que precisamos ser destemido, primeiro está dizendo pra si mesmo. Antes de qualquer coisa sou humano como qualquer outros pessoa. Portanto quando estou falando para outros falo primeiro para mim. Sou eu o primeiro a tentar colocar em prática o que digo.
Na realidade é uma luta constante. A vida é um desafio diário. É preciso permanecer com o mesmo propósito de querer vencer os medos, neuras, dúvidas e tantos outros sentimentos negativos que nos assaltam dia e noite. É preciso dizer sempre: nasci pra dar certo. Isso não deve tomado simplesmente como uma frase bonita, mas como um desafio. Cada manhã nos é dada uma nova oportunidade de seguir em frente. 
Somos levados muitas vezes pelo calor das emoções, dos aplausos e quando tudo isso passa fica apenas nós e nós mesmos. É nessa hora que nem todos suportam a profundidade de quem é de fato. O nosso eu exige mais do que receber elogios. Vai alem. Entra aqui a crença, a fé, a coragem de enfrentar-se a si mesmo e descobrir quem de fato somos. Tarefa difícil. É uma exigência para mestres. Mestres em si reconhecer pequeno, dependente de Deus e de outros. Só desse modo podemos ir compreendendo quem de fato somos. 
É preciso muitas vezes sair de sena, mergulhar na imensidão do que conhecemos como alma. É lá que vamos nos deparar com nossas fraquezas, nossos limites, ilusões... Combate da razão com superficialidade daquilo que fomos construindo sem a profundidade necessária para amadurecer entender-se dentro desse complexo humano. 
É preciso construir a maturidade da vida. Sair do mundo das  facilidade e ver que há noites escuras na vida. O que faz a diferença nessas horas é o que temos construído a custa das reflexões e escolhas que tenhamos feito ao longa dessa curta ou longa vida que achamos ter.

Colóquios Professor Valdeni Cruz       

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...