sábado, 21 de janeiro de 2012

Ministros técnicos no governo


A presidenta Dilma Rousseff deu início à reforma ministerial impondo um estilo técnico ao governo
 
A presidenta Dilma Rousseff deu início à reforma ministerial impondo um estilo técnico ao governo. Confirmou a saída do ministro da Educação, Fernando Haddad, que vai disputar em outubro a prefeitura de São Paulo pelo PT. Para o lugar dele, oficializou o também petista Aloizio Mercadante, que deixa o Ministério de Ciência e Tecnologia, mudanças que já eram conhecidas. A novidade foi a indicação de um cientista para o lugar de Mercadante. 

O novo titular da Ciência e Tecnologia será o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Raupp. A indicação de um técnico, principalmente numa pasta estratégica como ciência e tecnologia, é uma ótima notícia para o país. 

Dilma sempre quis colocar um escalão técnico nos ministérios, mas sempre foi impedida pelos partidos que fazem jogo político. ?Segundo reportagem da Gazeta do Povo, O PSB, partido da base aliada de Dilma, sonhava em indicar um nome para a Ciência e Tecnologia e, assim, aumentar seu espaço na Esplanada. O nome do ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) chegou a ser cogitado nos bastidores. 

Alas do PT também fizeram lobby pela indicação de um político para o cargo. Aliados da senadora Marta Suplicy (PT-SP) esperavam vê-la recompensada por ter aberto mão da candidatura à prefeitura de São Paulo em favor de Haddad. A escolha de Marco Antônio Raupp para o ministério, porém, foi bancada por Mercadante e pela própria Dilma. Há dez meses, Raupp ocupava a presidência da Agência Especial Brasileira (AEB), cargo no qual ganhou projeção. Buscou solucionar os atrasos no envio de satélites nacionais, além de aproximar a agência do setor privado. “Falta uma Embraer no setor espacial”, costumava dizer.
 
Um de seus objetivos era unir a AEB com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entidade da qual foi pesquisador. Para Raupp, não faz sentido o país ter uma instituição para fazer pesquisa e projetar satélites (o Inpe) e outra para coordenar a política espacial (a AEB). Raupp, de 73 anos, é físico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PhD em Matemática pela Universidade de Chicago, além de livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). 

Nascido na cidade de Cachoeira do Sul, a 196 km de Por to Alegre (RS), a carreira acadêmica de Raupp tem passagem pela Universidade de Brasília (UnB), como professor-adjunto. Além do Inpe, foi ainda pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica. Ocupou também o cargo de presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), principal entidade científica do país. E comandou a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional. Também ocupou o cargo de diretor do Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP). É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA, na sigla em inglês).
 
A posse de Raupp na Ciência e Tecnologia e de Mercadante na Educação será na próxima terça-feira. Que a presidenta consiga impor uma administração técnica em todos os ministérios.
 
Fonte: Jornal de Colombo
contato@jornaldecolombo.com.br

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...