terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Banda larga popular atinge 1,3 milhão de usuários, diz ministro


SÃO PAULO - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, apresentou, nesta terça-feira (14), metas para o setor de telecomunicações em 2012. 
Entre as metas, o ministro falou sobre o crescimento da banda larga popular, oferecida nos moldes definidos pelo PNBL (Programa Nacional de Banda Larga). Segundo ele, atualmente,  a banda larga popular já atinge cerca de 1,3 milhão de usuários, desde outubro de 2011.
Já para a rede da Telebras, possui 10 mil quilômetros de fibrasópticas iluminadas, a expectativa é que chegue a 30 mil quilômetros até o fim deste ano.
Medidas de incentivoO ministro também falou sobre a aprovação da nova lei da TV por assinatura, que permitiu a entrada de novas empresas no mercado e criou regras para a produção de conteúdo. Segundo ele, tal medida irá impulsionar o crescimento do acesso ao serviço, tornará os preços mais competitivos e ajudará na expansão da internet no País.
Com relação à medida provisória que pretende conceder isenções fiscais para construção e modernização de redes de telecomunicações, o ministro informou que o texto do documento já está acertado entre os ministérios das Comunicações, da Fazenda e da Ciência e Tecnologia e que a medida deve sair em março.
A previsão é que as medidas fiscais tenham efeito a partir de julho deste ano.
Leilão da internet 4GAs publicações de editais de licitação das faixas de 2,5Ghz (Gigahertz), para internet 4G, e de 450 Mhz (Megahertz), para internet e telefonia rural serão mantidas para abril. Com relação ao leilão, a previsão é que seja realizado em maio.
“Quem vencer para operar o 4G vai implementar as redes, primeiramente, nas cidades-sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Em seguida, serão atendidas as cidades que tenham mais de 500 mil habitantes. Depois, a tecnologia deverá ser expandida, gradativamente, até cobrir as cidades menores”, explicou Bernardo.
Expansão da banda larga em 2011O ministro das Comunicações destacou ainda que,  em 2011, o Brasil fechou o ano com 58 milhões de acessos em banda larga. Na banda larga fixa, a expansão foi de aproximadamente 20%, com 2,8 milhões de novos acessos durante o ano.
Já crescimento da banda larga móvel foi de 99%, com 20,5 milhões de novos acessos em 2011.
“Estamos vivendo um momento positivo. O setor de Telecom cresceu 20% no ano passado. O número de assinantes da TV paga cresceu 30% e o da internet, em geral, 67%”, comemorou o ministro.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...