segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Movimento Voto Consciente


Quem somos

Associação de voluntários fundada em 1987. Com objetivo de fortalecer a participação política. Acompanhar e levar informação aos cidadãos sobre os representantes eleitos e suas atribuições. Somos uma OSCIP – Organização Social de Interesse Publico, desde 2006.

Com ações no sentido de ampliar o controle social.   Parceria com outras organizações e atuação em cidades de todas as regiões do Brasil. Tem contribuído para o bom uso dos recursos publicos, mais transparência e ética na política, e o combate à corrupção.

E ainda, o desafios de ampliar o trabalho de educação política para o exercício da cidadania a todos os cidadãos, fortalecendo a nossa democracia.

Visão

Um Brasil no qual os cidadãos e suas necessidades sejam centrais ao exercício da política.

Missão

Contribuir para o fortalecimento da democracia. Levar informação aos eleitores para que possam melhor selecionar seus representantes, e após as eleições, participar das políticas publicas com ações de controle social.

Finalidades

Com o objetivo conscientizar os eleitores sobre o seu papel de fortalecer e aperfeiçoar a democracia através do "voto consciente",  o MVC leva à prática um conjunto de ações tendo em vista as seguintes finalidades definidas em seu estatuto:

a) Educar para o exercício e promoção da cidadania, com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância do direito do voto e a participação

política  prevista constitucionalmente;

b) Exigir e valorizar a conduta ética e transparente dos políticos eleitos, bem como cobrar a sua atuação parlamentar;

c) Promover o aprimoramento de mecanismos que garantam a efetiva participação da sociedade, para contribuir com o fortalecimento da democracia;

d) Pesquisar e levantar informações sobre a atuação política, para divulgação e orientação do cidadão;

e) Desenvolver ações educativas e materiais pedagógicos sobre o sistema político brasileiro;

f) Vincular-se, associar-se e participar de organizações não governamentais com os objetivos semelhantes aos da associação;

g) Adotar as medidas necessárias, administrativas ou judiciais, na busca e defesa de seus ideais, princípios e objetivos.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...