quinta-feira, 1 de março de 2012

Aula de geografia para os alunos do 8º e 9º da Escola Vicente Feijó de Melo

 "A arte de ensinar só consegue realizar quem descobriu onde está escondido a fórmula"

Nesta quinta-feira pela manhã, trabalhamos em sala de aula os temas sobre a importância dos rios para a Europa, bem como os seu relevo de contrastes. Durante o estudo os alunos descobriram que a maior parte do Continente é formado por planícies, por solos férteis que facilita as práticas agrícolas, a comunicação e a circulação de pessoas e de mercadorias. Por outro lado, vimos também a importância dos rios para o continente. Rios estes, perenes que permitem a navegação, construção de usinas hidrelétricas. Esses rios que foram foram responsáveis pelo povoamento da Europa. Dentre esstes podemos citar os mais importantes. São eles: o Rio Sena, na França; o Volga, na Rússia e o Rio Pó, na Itália. Estes, por sua vez, são rios de importância nacional. Por outro lado, existem os rios de importância transnacional, pois atravessam vários países, como é o caso do Rio Danúbio e Rio Reno e Rio Sena, sendo que este último e a principal artéria fluvial da Europa. Outro ponto comentado foi sobre a importância do Porto de Roterdã, na Holanda. Importância essa que se dá pelo desaguamento do Rio Reno Nesse porto. A importância desse porto deve-se  aos terminais ferroviários, rodoviários, aeroportuários que interligam muitos países pelos fluxos comerciais.
Nesta aula ainda percebemos a preocupação da Europa com a poluição desses rios, visto que alguns acidentes ambientais graves aconteceram prejudicando de forma acentuada que vieram prejudicar seriamente essa fonte de vida européia, que são são seus rios perenes e responsáveis pela qualidade de vida se suas populações. Lembrando que também esses rios favorecem a Europa no sentido de promover o turismo é grande parte de entrada de recursos nesses países.

Num segundo momento de aula, foi a vez de trabalhar a geografia com os alunos do 8º ano. Estes agora estudando sobre Estrutura etária da população mundial. Nesta, pudemos analisar o processo de envelhecimento da população no mundo. Durante as discussões, nos predemos a entender o processo histórico sobre o crescimento populacional no mundo, bem como suas disparidades entre a realidade de países ricos e pobres. Notamos que os países ricos passaram por um processo de mudança e de controle de natalidade. Esse fenômeno deve-se, entre outros, a questão dos casais passarem a ter menos filhos, a elaborar um planejamento familiar que lhe permitissem ter os filhos que quisessem e quando quisessem tê-los. Outro fator que acompanha essa ideia de terem menos filhos é a questão do custo de vida, das mulheres terem que ingressar no mercado de trabalho e terem filhos só depois dos trinta anos. No entanto, esta decisão dos países ricos, no controle da natalidade, gerou outros grandes problemas para si, quando foi gerando nessas nações, o envelhecimento de sua população. Desse modo, uma população velha precisa de pessoas jovens para irem dando continuidade ao processo de crescimento do país bem como do equilíbrio populacional. Sendo, não seria difícil, depois de alguns anos ver que os problemas surgiriam, como está surgindo  agora. Esses problemas estão ligados a aposentadoria das pessoas idosas que estão se tornando cada vez maior, enquanto que tem poucos jovens para preencher os espaço que deixados pelos os idosos. Outro problema grave é os gastos com esses idosos que passa custar caro para o estado manter tudo isso. Por causa desses problemas, nos últimos anos os governos europeus vem incentivando que casais tenham mais filhos, dando incentivos no trabalhos afim de que estes casais possam aumentar o número de filhos que é muito pouco.
Outra realidade percebida nesta aula foi a questão dos países pobres, onde a natalidade é alta, mas por viverem convivendo com a pobreza extrema, essas populações acabam morrendo muito cedo. Essa realidade é mais acentuada em países africanos, onde muitos dessas famílias não conseguem ter o mínimo para sobreviver.
Foram dois momentos muito importante para mim como professor, poder tocar em assuntos tão sérios como estes e tão marcante pelos quais passam milhões de pessoas no mundo, e despertar nesses educandos o senso de criticidades sobre os fatos que vivenciamos no contexto mundial e algumas vezes termos que ver isso acontecendo bem perto de nós.

Parabéns meninos! Vocês são Show.

Professor Valdeni Cruz                    

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...