sábado, 3 de março de 2012

Notícia da hora

Dentre tantos assuntos que o Programa voz do Sindsep aborda na FM 98,7 dia de sábado, alguns tem relevância para a categoria que trabalha e é funcionário público.

É do conhecimento de todos que há anos lutamos em Pentecoste pelo retorno do pagamento do Quinquênio. O que é quinquênio?  Os salários dos servidores passa ter um adicional por tempo de serviço de que é calculado na base de 5% por quinquênio de serviço, ou seja, a cada 5 anos de serviço. Digo retorno porque era pago a tempos atrás. Porém, de alguns anos para cá foi retirado esse direito dos servidores da educação de Pentecoste. Há 6 anos o Sindicato dos Servidores Públicos de Pentecoste, entrou com uma representação na justiça e estávamos aguardando esse tempo todo pela resposta do mesmo. Entretanto, nesta sexta-feira, 02 de março, o Ministério Público determina que Pentecoste volte a pagar o quinquênio aos servidores da educação. Esta é umas das notícias do programa de hoje. O outro assunto comentado foi determinação da realização do concurso público. Depois de tanta peleja, Pentecoste terá que urgentemente realizar um Concurso Público para selecionar pessoas para ocupar os cargos que até então estejam sendo ocupados por contratados temporários.

Notícias como essas fazem com nos sintamos um pouco acreditados que as coisas demoram mas acontecem. Muitas vezes estávamos capiongos por não termos repostas para algumas dessas perguntas e não tínhamos porque estávamos aguardando a justiça. Felizmente, mesmo que os gestores não queiram, pois se quisessem não precisaria que agente corresse tanto atrás da justiça, pois antes disso fomos várias vezes atrás da administração para resolver essas pendências de maneira inteligente e que atendesse as necessidades dos servidores. Nada aconteceu. O caminho mais indicado foi a justiça. Demorou um bom tempo, é verdade, mas estamos agora podendo tocar no trabalho desse sindicado que tem demonstrado para quem quer que seja que tem feito sua parte. Podem até atirar pedras, pois só se atira pedras em árvores que tem frutos. Outra coisa, se passarmos 100 anos no Sindsep, com certeza ainda sim termos problemas. Se não fosse assim, não haveria necessidade de sindicatos. Eles existem porque existem desrespeito para com os trabalhadores. Portanto, se entendermos qual a importância de um SINDICATO, com certeza termos mais vontade de lutar juntos com ele para que mais conquistas sejam alcançadas.

Professor Valdeni Cruz, Vice-Presidente do Sindsep - Pentecoste      

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...