terça-feira, 10 de julho de 2012

Município recebe mais duas ambulância, sendo uma UTI móvel.


Município recebe mais duas ambulância, sendo uma UTI móvel.

uti
A Secretaria de Saúde do município acaba de ganhar mais duas ambulâncias, uma semi-UTI e uma UTI. As ambulâncias foram adquiridas para aumentar a frota já existente, sendo que a UTI móvel, após total equipagem, vai ficar à disposição da UPA 24 horas que será inaugurada no próximo dia 19.


Como é equipada uma ambulância?

Os principais itens são: kits para remoção (maca, colares, pranchas, cintos, cadeira de rodas) e pequenas cirurgias (pinça, bisturi, tesouras), aparelhos elétricos (desfibrilador, respirador e bomba de infusão) e remédios variados. Todos esses equipamentos estão presentes numa ambulância avançada, que é basicamente uma mini-UTI. As mais simples, que apenas transportam pacientes sem gravidade, têm só equipamentos básicos, como respirador de oxigênio, colares cervicais, bandagens e soro. Ambas atendem uma pessoa por vez. Dentro do veículo vão um socorrista, dirigindo, um médico e um enfermeiro. E, quando é preciso salvar uma vida, vale passar no vermelho, entrar na contramão e andar acima da velocidade-limite. Mas a ambulância não escapa das multas. Depois, o hospital recorre das infrações, cometidas por uma causa justa. A ambulância corre mais (chega a 160 km/h) quando está indo buscar o paciente. Para atender a um "código vermelho" (pessoa sob risco de morte), a ordem é voar baixo, com luz e sirene ligadas, para chegar ao local em até 15 minutos. Depois que todo o seu aparato é usado, o retorno ao hospital costuma ser "menos rápido".

 uti_III     uti_II  


Tudo para salvar vidas

Uma ambulância avançada pode ser mais equipada que muito hospital público.

Pulmão artificial

O respirador é um aparelho que, literalmente, respira pelo paciente, quando o caso é muito grave. Ele bombeia oxigênio para os pulmões de acordo com uma programação específica para cada caso. Em ambulâncias simples, este equipamento pode ser mecânico.

Tomada

A ambulância avançada tem uma tomada, para ser "carregada". Como os aparelhos são elétricos, precisam de uma fonte de energia. Se as baterias se esgotam, um inversor transforma os 12 volts de uma bateria de carro em 110 volts.

Bolsas coloridas

As bolsas seguem um padrão internacional de cores. A vermelha leva soro, agulhas e mangueiras. A roxa tem desde drogas como adrenalina, atropina e ancoron (para ataques cardíacos) até uma aspirina. Na azul vão cateter, máscara e tubos. E na amarela, sondas.

Outros equipamentos

A equipe ainda dispõe de: monitor cardíaco, quatro cilindros de oxigênio, avental, fraldas, versaforme (um colchonete com bolinhas de isopor que assume qualquer forma), oxímetro (mede a taxa de oxigênio no sangue), bandagens, esparadrapos, extintor e cobertores.

Na veia

A bomba de infusão é similar às encontradas em hospitais. Ela controla o fluxo de soro ou de medicamento injetado na veia do paciente. É programada para "pingar" determinada quantidade da substância em intervalos de tempo regulares.

É o esforço do Prefeito João Bosco para melhorar, cada vez mais,  a saúde do nosso povo. Mesmo “tirando leite de pedra” o prefeito Bosco consegue manter funcionando um hospital e vários postos de saúde mesmo diante da dificuldade de se contratar médicos. Para que se tenha uma ideia, é oferecido salário de R$ 8.000,00(oito mil reais) para um médico por três plantões semanais e ainda com direito a atender no hospital e ainda assim não se encontra o profissional que queira vir para o interior.  A secretaria de saúde mantém também a distribuição de medicamentos grátis.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...