O cineasta cearense Flávio Alves quis fazer algo mais do que um longa metragem. Disponibilizou na internet cerca de 15 mil filmes e vídeos musicais em um site criado por ele mesmo, como um autodidata na área de tecnologia. O site, batizado de TVnoAr (http://www.noar.tv ), aposta na tecnologia de televisão via internet (IPTV) para oferecer conteúdo como um telejornal online, um programa de entrevistas. Além disso, também entra no campo dos filmes sob demanda, numa espécie de concorrente cearense do serviço de locadora virtual norte-americano Netflix.
Flávio Alves é o idealizador do TVnoAr, serviço que oferece vídeos clássicos e programação própria de TV online e pretende se tornar uma locadora virtual
Flávio Alves diz que teve a ideia de criar o site há três anos. Passou a pesquisar e aprender sobre as tecnologias de vídeo na internet, como a IPTV, para colocar no ar sua ideia. Hoje, conta com uma equipe de dez pessoas.
Para disponibilizar o conteúdo de filmes no site, o criador diz que negocia com empresas de conteúdo audiovisual, já contando com material de distribuidoras como a Sony Pictures, que ofereceu um conteúdo inicial já disponível no site. Flávio Alves também diz que está em negociação com uma grande distribuidora de vídeos do mercado cearense para oferecer, com transmissão via internet (na modalidade de "streaming"), seu acervo de vídeos clássicos.
Pacotes
Há planos para criar "canais VIP" de IPTV, como uma TV por assinatura - com 30 canais ao preço de R$ 3,90 mensais. O projeto também inclui a oferta de pacotes de oito filmes - classificados por Alves como "lançamentos" - por R$ 12,90 mensais ou dando acesso, pelo mesmo valor, a filmes clássicos, sem limitação de quantidade a ser assistida no mês. "Queremos educar as pessoas a assistir bom conteúdo online", diz o idealizador do serviço.
Para atender a todo tipo de público que tem acesso à rede mundial, Flávio Alves escolheu a tecnologia Silverlight, da Microsoft, que permite alternar a transmissão de vídeo em alta ou em baixa resolução, ajustando-se automaticamente à velocidade de conexão do usuário.
O serviço também recorre à linguagem HTML5 para tornar seu acesso disponível também em tablets e smartphones de várias plataformas
Segundo o criador do TVnoAr, o site conta atualmente com um conteúdo que ocupa 4 terabytes (TB), hospedado em servidores em São Paulo. "Buscamos a infraestrutura com empresas de fora, pois as do mercado local estão mais focadas em soluções de armazenamento de dados. Vídeo é um serviço de natureza diferente", diz. Segundo ele, o site está baseado em servidores com capacidade para suportar até 60 mil usuários simultâneos. Atualmente, segundo o criador do TVnoAr, a audiência da programação normal do site é de 6 mil usuários.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário