quinta-feira, 26 de julho de 2012

PROBLEMAS DA CIDADE - Para Roberto Cláudio, eleitor está frustrado

Candidato afirma que é só colocar o pé na rua para se perceber a pobreza da população da periferia da cidade
O candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSB, Roberto Cláudio, esteve ontem, em visita ao Sistema Verdes Mares e admitiu que o maior desafio de sua campanha, neste momento, tem sido o fato de ainda ser desconhecido para os eleitores. Segundo analisa, isso tem um lado positivo, pois tem margem de crescimento na intenção de voto dos fortalezenses. Para tornar-se conhecido, informa, a tática será "botar o pé na rua".


Roberto Cláudio, acompanhado do seu vice Gaudêncio Lucena, disse que as maiores demandas que tem ouvido da população é na Saúde FOTO: TUNO VIEIRA

Roberto Cláudio estava acompanhado do seu companheiro de chapa Gaudêncio Lucena. Eles conversaram demoradamente com os dirigentes do Sistema Verdes Mares sobre o curso da campanha deles, as perspectivas que guardam sobre o sucesso eleitoral, e mais detalhadamente sobre a constatação que estão tendo dos problemas que afligem a população mais carente da Capital cearense.

Ele informa que nos lugares onde já andou, fazendo campanha, há sempre muita frustração dos fortalezenses com os serviços públicos do Município, além de uma certa hostilidade para com a política. Uma pergunta, algumas vezes, ele disse que teve de responder: "Você é o candidato dela (prefeita Luizianne Lins)? ´Não´. Então ótimo", dizem os eleitores.

De acordo com o candidato, nas ruas, as maiores demandas que a população aponta são sobre as deficiências e falta de postos de saúde, creches, excesso de buracos nas ruas e, principalmente, a falta de tratamento para dependentes químicos.

Internação

Roberto Cláudio atenta que, hoje, o tratamento de drogaditos é feito em ambulatórios, o que considera não ser o adequado, em razão do defende a criação de um sistema de internação. Mas a ideia do prefeiturável não é apostar na construção de centros de ressocialização, é aproveitar as iniciativas que já existem, principalmente as realizadas por comunidades religiosas, e investir na abertura de mais leitos, arcando o Município com as despesas. Ele disse não saber se essa medida vai atender toda a demanda existente, contudo compreende que um primeiro passo deve ser dado.

Para o candidato, a solução de muitos problemas da cidade está apenas na existência de um núcleo planejador. Durante uma caminhada no bairro Bom Sucesso, relatou Roberto Cláudio, as queixas mais comuns dos eleitores foram: a falta de escritura das casas, falta de posto de saúde, de um campo de futebol a grande quantidade de buracos nas ruas, para ele, coisas simples de serem resolvidas.

Roberto Cláudio pontua que é só "botar o pé na rua" que se percebe a pobreza, a falta de saneamento básico, o lixo acumulado nas calçadas e em frente das casas. Ele revela que a campanha tem sido de muito aprendizado, compreendendo que nada melhor do que ouvir os problemas de quem os vive, como a população que mora na periferia, onde as mazelas estão bem presentes.

Conforme o prefeiturável, será no programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão que ele irá detalhar suas propostas: o que vai fazer, como vai fazer, de onde vai tirar os recursos e de quem buscará o apoio, alegando que não basta dizer qual a sua proposta para uma área se o candidato não explica como pretende realizar e de onde vai vir o recurso para tornar efetiva as suas promessas.

Prevenção

O socialista informa que as áreas prioritárias de seu governo serão: saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública. Ele avalia que a prevenção da violência é responsabilidade da Prefeitura e pode ser feita com políticas públicas e serviços básicos como de iluminação pública.

Uma outra proposta é investir na Guarda Municipal, aumentando o efetivo, qualificando os guardas e os dotando de novos equipamentos de trabalho, como viaturas. O candidato não defende o armamento para a Guarda Municipal, entendendo que, primeiro, os guardam devem ser qualificada. 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...