quarta-feira, 25 de julho de 2012

TV Canção Nova - porque devo ajudá-la?


Há mais de 30 anos, a Canção Nova trabalha pela evangelização do Brasil e do mundo, “espalhando o amor pelo ar” por meio da Rádio CN, da TVCN e também pela internet. Além do trabalho das casas de missão [filiais da Comunidade], no Brasil e no exterior, realizado também com a ajuda de livros, CDs, DVDs e outros meios.

Depois de 30 longos e suados anos de trabalho, lutas, lágrimas e alegrias, desde 3 de novembro de 2008, tudo o que acontece nesta obra de evangelização tem a aprovação pontifícia.

Cumpre-se o que Jesus ordenou: “Ide pelo mundo inteiro, pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

Eu tive o privilégio e a graça de ver a Canção Nova nascer em Lorena (SP), minha cidade natal, em 1977. A comunidade teve início numa simples casa cedida pela Cúria Diocesana com a aprovação do amado bispo Dom Antônio Afonso de Miranda, quem tanto apoiou monsenhor Jonas Abib nesta longa e imensa empreitada de evangelização. A comunidade católica foi uma sementinha lançada na boa terra, que se transformou numa grande árvore, na qual as "aves do céu" vêm fazer seus ninhos.

A Canção Nova é, hoje, uma forte voz da Igreja para o Brasil e para o mundo. Quando o Papa João Paulo II, em sua última aparição, na janela do edifício do Vaticano - Praça de São Pedro -, já não conseguiu falar, monsenhor Jonas, que estava no local, disse a um de seus filhos padres: “A Canção Nova será esta voz que o Papa não pode emitir”.

Hoje, mais do que nunca, neste mundo globalizado, no qual os meios de comunicação se tornaram os formadores da mentalidade e da cultura do povo, a missão da Canção Nova se agiganta. No meio de tanta pregação sistemática de antivalores, realizada por muitos canais de televisão que envenenam a alma do povo e destroem a fé católica e a família cristã, a Canção Nova tem a missão resgatadora de trazer as almas para Deus.

Esta Comunidade, como outras TVs, rádios, revistas, jornais e sites católicos, tem o dever e a missão de trazer de volta as ovelhas desgarradas do rebanho do Senhor. Ela pode e sabe entrar de casa em casa falando aos corações sofridos e amargurados de tantos filhos que a Igreja viu partir nos seus descaminhos. São homens, mulheres, jovens e velhos que reencontram novamente o coração de Deus.

Nesses 30 anos, o Senhor preparou a Canção Nova para esta hora difícil que estamos vivendo; a fim de enfrentar, com coragem, competência e “parresia”, este mundo adverso, no qual cresce um laicismo agressivo contra a Igreja, contra Jesus Cristo e os valores cristãos. É fácil notar que a Igreja está quase sozinha na defesa da vida, na luta contra o aborto, a eutanásia, a destruição dos embriões, a fertilização in vitro, a destruição da família, o sexo livre e acintoso, a imoralidade conjugal...

A Canção Nova tem, agora, a missão árdua e sagrada, inadiável, de ser uma voz desta Igreja, a voz do Papa para o mundo de Deus, ressoando em cada lar e em cada coração. Urge que cada um dos seus membros e colaboradores se empenhem ainda mais, preparem-se, rezem e estudem, ainda mais, cubram-se com as vestes de Cristo e a força do Seu Santo Espírito para enfrentar esses tempos difíceis que estão pela frente.

Hoje, esta obra renova as bases católicas do nosso Brasil, o qual nasceu sob o signo da Cruz de Cristo, inaugurado pela primeira Missa, aqui celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra. A Canção Nova entra nos lares católicos levando a mais pura e necessária renovação espiritual, verdadeiramente baseada na Palavra de Deus, na oração e nos ensinamentos da Igreja Católica e do seu Sagrado Magistério.

O povo começa, de novo, a valorizar tudo que é bom e sagrado na fé católica: a Santa Missa, a confissão com o sacerdote, a oração diária do santo rosário, a bênção e adoração ao Santíssimo Sacramento, as pregações, o Cerco de Jericó, uma vida moral segundo os mandamentos, etc. Tudo isto estava se apagando no coração do povo católico.

O ex-bispo de Campinas (SP), Dom Bruno Gamberini, assim se expressou sobre a Canção Nova: "Quando cheguei em Campinas, a Canção Nova já estava presente. Dou graças a Deus pelo trabalho que ela realiza. A Canção Nova está dentro da linha profética, por meio da Rádio, para a nossa sociedade. E eu a vejo como a voz de Jesus, Bom Pastor, para a região".

O bispo de Natal (RN), Dom Matias Patrício, disse também: "A Canção Nova está lá para 'engrossar' o esforço da evangelização que existe na diocese. Não teria sentido se ela estivesse presente na arquidiocese de Natal sem fazer um trabalho de evangelização. Ela se insere na ação pastoral da Igreja local, claro que com a sua pedagogia e com seu carisma, mas se agregando, unindo-se à pastoral de conjunto que existe em toda a diocese".

Assim, movida pelo Espírito Santo, a Canção Nova vai cumprindo a sua missão de evangelizar pelos meios de Comunicação. Mas isso custa caro, exige muitos recursos.

Monsenhor Jonas idealizou tudo isso. Com a inspiração do Espírito Santo, os meios de comunicação da Comunidade não fazem propagandas nem comerciais na mídia. No entanto, depende da generosidade e doação do povo católico, os quais dão a sua oferta a esta Obra. Assim tem sido desde o início. Portanto, cada beneficiado pela Canção Nova precisa ajudá-la de maneira generosa, sistemática e fiel. Jesus disse que quem for fiel no pouco, lhe será dado muito. A Obra é dele; é a salvação das almas pela qual Ele deu a vida.

Disse o Papa Paulo VI que “quem coopera com a evangelização tem os mesmos méritos do evangelizador”. Ora, evangelizar é missão de todo batizado; mas, quem não sabe como fazer isso, pode cooperar com a Canção Nova e terá seu mérito diante de Deus.

São Paulo disse aos fiéis de Corinto: “Deus ama a aquele quem dá com alegria” (2 Cor 9,7). Então, dê, mas com a alegria de ver almas serem salvas. Jesus disse que haverá alegria entre os anjos de Deus por uma única alma que é salva. Esta deve ser também a nossa alegria.

Professor Felipe Aquino
Felipe Aquino (@pfelipeaquino), é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br 

Seja você também um sócio evangelizador! Conheça as formas de contribuição

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...