domingo, 16 de setembro de 2012

A MISSÃO DO PROFESSOR É BELÍSSIMA

Professor Formado em Pedagogia
Estudante de Teologia e História
Professor Municipal e Estadual
Sindicalista e Radialista

Hoje, no caminho da faculdade, fui pensando sobre a profissão do magistério. Ao longo do percurso, lembrava-me dos estigmas que foram sendo dados ao longo do tempo a este profissional.
Inúmeras vezes eu já ouvi termos tais como: professor é o bicho mais sofredor ou ainda, professor é lascado. De tanto ouvir a gente acaba assimilando tais conceitos que em nada se caracteriza com esta profissão tão extraordinária. É simplesmente fantástico ser professor.
Enquanto eu ia aprofundando o conceito da profissão, me vinha às centenas de pessoas que já passaram por mim numa sala de aula. Nesses dez anos profissão posso dizer que não me arrependo um único dia de ter escolhido tal profissão. Nada pode ser mais gratificante do que poder ouvir alguém dizer que se lembra das suas aulas, pois eram muito divertidas. Divertidas não porque fazemos palhaçadas, mas porque descobri o quanto é importante sentir a presença do outro. Descobri que cada vez que me encontro com minhas crianças e jovens é uma oportunidade única de fazer acontecer o novo. Esse sentimento me torna útil, responsável e motivado para dar início à construção de novos homens e novas mulheres para o futuro. Digo a eles o quanto a vida é boa e o quanto esta vida tem de bom para lhes proporcionar. Digo para meus meninos que mesmo que tudo pareça escuro, nada é impossível quando se acredita, luta e busca o que se quer. Estou sempre motivando-os a acreditarem nos seus sonhos. Que nada pode abortar a sua força e o seu desejo de vencer na vida...
A profissão do ensinar é magnífica. Primeiro porque não só ensinamos, mas ao mesmo tempo em que desperto a aprendizagem no outro, estou aprendendo junto com ele. Na educação usa-se o termo aprendemos a aprender. Aprendemos a respeitar, a dar importância ao outro, descobrimos que os outros são importantes e que através da convivência vamos formando pessoas que também irão construir o futuro de outros e que eles serão os profissionais de amanhã.  
Portanto, sinto-me muito feliz por fazer parte da história de muitos que já estão vivendo suas vidas como profissionais e de muitos que estão galgando a faculdade. É um privilégio poder escrever este artigo onde falo com tanto carinho da minha profissão, da minha vida e do que amo fazer.
Estar de pé diante das pessoas para poder conversar, partilhar, sentir seus anseios, não há dinheiro que pague. Precisamos de salário porque precisamos comer, vestir e construir um patrimônio, ainda que para sobreviver, mas o que recompensa mesmo são as histórias que se formam a cada dia diante de você.
Sou grato a Deus e a todos que contribuíram para que hoje tenha a alegria de escrever e dizer que sou

Professor.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...