terça-feira, 18 de setembro de 2012

VERDADES DA EDUCAÇÃO

Professor Valdeni Cruz



Alunos da Escola Citada


Na tarde desta terça-feira, estiveram presentes na escola Etelvina alguns representantes da SEDUC - CREDE 02 DE ITAPIPOCA. Estes representantes de vez em quando vem a escola para acompanhar os trabalhos da instituição de ensino para dar suporte pedagógico e orientações para o bom andamentos da mesma.
Num determinado momento em que os professores estavam na sala, deu-se início a uma conversa informal sobre a realidade da educação e do que fazer para melhorar os rendimentos e a aprendizagem dos nossos alunos.

Enquanto ouvíamos as colocações dos representantes da crede, fiz algumas colocações. argumentava o seguinte: como pode um aluno sentir-se bem numa sala em que o calor é o seu principal inimigo? como pode este aluno também sentir-se bem e valorizado, quando o ambiente não lhe favorece a possibilidade de aprendizagem?

Comentei ainda a disparidade e o paradoxo que existe dentro do contexto da educação no nosso Município/Estado. De um lado, temos uma Escola Profissional, onde estão os melhores alunos. Escola esta em que os alunos é que tem que se adequar a escola. A mesma é equipada com instalações de última geração, salas climatizadas, alunos que desejam estudar e etc. Do outro, a nossa realidade. Uma escola onde a estrutura é a mesma desde a sua fundação. Problema nos banheiros, nas instalações elétricas, problema com a fossa. Esta, por sua vez, sempre estoura e ai ninguém suporta o fedor. Outro problema são as salas escuras, quentes. O local de lazer, a quadra de esporte, não oferece segurança e está caindo o teto. Sem contar que esta escola fica em local de risco. Há também falta de segurança, tanto para os professores quanto para os alunos. Isso sem levar em consideração que a nossa escola não tem se quer um vigia. É comum acontecer roubos na escola. Já temos poucos recursos e os recursos que a gente tem, muitas vezes é levado pelos bandidos. 

Começamos a discutir  sobre este paradoxo. É justo que tenhamos escolas de alta qualidade para os melhores alunos, como é o caso dos que vão para as escolas técnicas e profissionalizantes. Mas, também é justo que os outros, aqueles que talvez não demonstre tanta capacidade quanto aqueles que foram escolhidos para as escolas profissionais, tenham o mínimo de estrutura para poder desempenhar bem suas habilidade. E outra, que esses meninos sintam prazer em estar nesse local. Mas como vão se sentir atraído à escola se esta não lhe oferece o mínimo conforto? Não seria querer tirar leite de pedra? 
Porque que se pode desenvolver um projeto de construção de uma escola com 8 milhões de reais e não se investe também um valor para melhorar as outras? 

Pensando assim, não é justo que se exija os mesmos resultados de todas as escolas. É mais que normal queremos que nossa educação melhore, mas creio que também é normal darmos condições de iguldade para todos para que a partir dai se exija de todos igualmente.

Nossa escola ETELVINA GOMES BEZERRA PRECISA URGENTEMENTE DE UMA REFORMA. Nossos meninos reclamam toda hora, pois os mesmos já disseram inúmeras vezes do que sentem falta na escola mas até agora nada.
Os prejetos de melhorias para a escola já foram licitados varias vezes mas até agora nada de concreto saiu do papel. Fica pergunta: quando vamos ver as melhoras nessa escola?

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...