sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A política de Pentecoste é o assunto mais comentado do momento


Professor Valdeni Cruz
Formado em Pedagogia
Sindicalista e Radialista

A política de Pentecoste em foco


Caros leitores!


Para minha tristeza como educador, cidadão e formador de opinião, sinto-me completamente envergonhado. Sempre escutei que em todas as eleições é feita uma derrama de dinheiro nas cidades pequenas para comprar os votos do povo. Como nunca estive no meio da política partidária direitamente, sempre achei que havia exagero quando me falavam disso. Porém, nesta eleição resolvi me filiar a um partido e acompanhar mais de perto a organização e a realização de uma campanha política.

Acreditava que esta chaga da política já tivesse sendo extinta nos últimos anos, mas me enganei completamente. Muito dos que governam, se utilizam de meios duvidosos para chegarem ao cargo. Os que desejam o poder podem se tornar piores do que os animais irracionais. Para poder estar no poder eles fazem coisas que ninguém acredita. Isso sem contar que em alguns casos, quando se sentem ameaçados, são capazes do extremo: matar. Matar o outro para ficar no lugar dele. Se não consegue por meio lícitos, parte para os ilícitos para assumir a postura que deseja.

Nestes últimos dias, confesso que estou boquiaberto com o que escuto. Fico espantado com tais afirmações que me fazem por onde ando. Escuto a toda hora que tudo aquilo que eu ouvia há anos atrás, se torna mais real do que nunca. Ouço as pessoas dizerem, que como sempre, a compra de votos por todas as localidades de nosso município já começou. Escuta-se que alguns candidatos e apoiadores de candidatos estão a campo, seja nos bairros, nas localidades, onde puderem para comprar os votos de quem queira vender. Principalmente os votos dos menos desfavorecidos e menos esclarecidos. Fala-se da compra de votos das mais variadas formas. As mais comuns são: à distribuição de cestas básicas, distribuição de remédios, doação de material de construção, pagamentos de papeis de água e de luz, além de colocarem cédulas com determinados valores nas mãos dos eleitores.

Outra artimanha usada para garantir o voto é a promessa de emprego, e a manutenção do emprego que já tem, bem como a promessa de ficarem nos cargos que ocupam, como por exemplos, Diretoria de escolas, cargos de coordenação, empregos para as pessoas das famílias próximas dos diretores e coordenadores e ainda os que têm regalias por parte dos vereadores que influenciam.

Não podemos nos esquecer das obras de última hora, que para bom entendedor, meia atitude basta. Estas obras tem cunho totalmente eleitoreiro. Aproveita-se das supostas obras para iludir o eleitor e para atrair à mente e a atenção das pessoas desavisadas e dos que só veem aquilo que está acontecendo naquela hora, não levando em consideração todos os contextos em torno de tais atitudes. Diante disso, o político se aproveita do cargo e da maquina pública para tentar eleger-se ou eleger os seus.

Pior. Dizem que a coisa só piora nas vésperas, pois é quando os vaqueiros dos votos passam confirmando às promessas feitas anteriormente. Conta-se que os eleitores já estão acostumados e na noite que antecede o dia da eleição, esses cavaleiros saem distribuindo as migalhas por onde passam e que tenha alguém disposto ou não a vender a sua dignidade. Segundo estas pessoas, o valor dele só é nesse período.  Fala-se a seguinte frase para justificar: Não se preocupem, pois na hora do pega, basta balançar uma cuia que todos correm para pegar os seus caroços. Isso só demonstra  claramente qual é o real valor que esses vermes da política dão ao eleitor.  

Portanto, caro eleitor, use de sua consciência para fazer a diferença. Saiba que você e somente você terá que pagar o preço por não usar de seu direito de votar com a razão. Você recebe uma migalha agora, mas fique certo de sua derrota como cidadão para os próximos anos.

Deixo aqui minha indignação, minha revolta, minha tristeza e meu completo desprezo por este tipo de gente que se aproveita dos meios sujos param se ter ou ganhar algum prestígio.
Tenho certeza que mesmo que chegue ao poder nunca será de fato um governante digno. É como quem fica rico tomando as coisas de outro.

PENSE NISSO

Seja dono de você mesmo.
Não deixe que desmoralizem você por um valor indignificante.
Vote com sua razão. Vote com sua consciência. 


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...