quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ESCOLA ETELVINA - PROJETO: QUEBRANDO PRECONCEITOS - HOMOFOBIA



ESCOLA ETELVINA GOMES

BEZERRA


Logomarca da Escola Etelvina Gomes Bezerra

Estou trabalhando um projeto que tem por objetivo romper com o preconceito e o tema que eu estou desenvolvendo em sala é a HOMOFOBIA.
O assunto, mesmo estando bastante presente nas mídias, ainda é muito difícil de ser trabalhado nas escolas. As vezes o problema está com o próprio educador.
Esses dias trabalhei esse tema com os alunos do 1º, 2ª e 3º ano do Ensino Médio. Tem sido uma experiência valiosa trabalhar esse assunto. 
Quando começamos a falar sobre o assunto, muitos ficam meio cabreiros, mas no decorrer da aula tudo vai clareando.
O objetivo de trabalhar o tema, nada mais é do que despertar nos alunos para a responsabilidade de respeitarmos as diferenças, seja pela religião, seja porque ele gosta de um estilo de música diferente e da mesma forma, também pela opção sexual do outro.
Durante a aula trabalho dois pequenos vídeos que retratam a realidade dos homossexuais na sociedade brasileira, do preconceito, da discriminação que eles ainda sofrem. 
Os vídeos nos levam a fazer uma reflexão para percebermos como estamos agindo para com aqueles que fazem parte da sociedade, estão juntos conosco mas que muitas vezes rejeitamos e em alguns casos, como temos acompanhado, eles chegam  sofrer violência física e psicológica e até mesmo a morte.
No decorrer da aula deixo o alunos livres para dizerem o que querem. Quando surge uma opinião a gente tenta amadurecer aquele pensamento e os outros entram na conversa e tudo vai tomando uma outra direção.
As aulas em momento algum tem caráter tendencioso ou apologia a esses ou aquele comportamento sexual. Como disse ante, o tema é levado a sala para a reflexão.
Quero agradecer a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ano Ens. Médio, que foram maravilhosos durante a aula, expondo seus sentimentos e procurando contribuir no andamento da aula da maneira mais agradável.
Parabéns a todos vocês. 

Sou feliz por ter alunos como vocês.

PROFESSOR VALDENI CRUZ 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...