sexta-feira, 7 de setembro de 2012

SER DIGNO É TUDO NA VIDA DE UMA PESSOA



Imagem do Google
Porque será que é tão difícil ser livre país que se intitula democrático? Estas perguntas vez por outra vêm a minha mente. Hoje ela retornou. Ontem, ao participar de um encontro político, num dos bairros de nossa cidade, pude entender isso mais uma vez. Como qualquer pessoa, fui ao local do evento para ver, conversar... Seria tranquila minha presença se não fosse à postura de algumas pessoas que ao visualizar minha humilde pessoa.

Vi claramente os olhares de alguns que ao cruzarem seu olhar com minha presença, davam a entender como se eu não fosse bem vindo ali. Era como se dissesse: o que ele faz aqui? Ele não é de outro partido? Veio ver a multidão? Então tai. Claro, não estou aqui para me fazer de vítima, até porque isso não tem parte comigo, mas, quero somente fazer uma reflexão. Está escrito em algum lugar que alguém, por assumir publicamente que torce por outro time, tem outra religião, tem outras ideias políticas que não a de outros e que por causa disso não possa dividir o mesmo espaço? Não seria isso uma espécie de Bulling? Atitudes como estas geraram guerras, preconceitos e matança. Tudo começa pela falta de tolerância, de civilidade, de educação, de respeito para com aquele que pensa e ver as coisas de um modo diferente. Tudo começa com uma palavra, um sorriso irônico. Para alguns, isso não vale nada. Porém, há pessoas mais sensíveis onde atitudes como estas gerem problemas psicológicos, depressão, sentimento de medo e de incapacidade.   

No caso da política, muitas pessoas estão se sentindo coagidas. São colocadas na parede dentro de repartições publicas e ameaçadas a votarem no candidato ou candidata indicada. Se a pessoa demonstra alguma reação contraria, é tida como ingrata, como digna de penalidades. Desse modo, a pessoa passa a ser convocada para ir aos encontros como uma espécie de demonstração de adesão ao projeto dos tais senhores feudais de nosso tempo. A pessoa, claro, sentindo-se miúda diante do senhor (a) feudal, obriga-se a ir para frente dos palanques gritarem a todo pulmão, para que todos vejam e diga: olha como ela torce pelo nosso candidato. Não seria isso uma espécie de assédio moral disfarçado? E se por acaso os senhores feudais não conseguirem ver a pobre pessoinha aos gritos e com uma bandeira erguida, logo procurará saber por que ela não foi. A pobre pessoa, sem muitos argumentos, dirá: eu estava lá naquele cantinho esquerdo, ou ainda, eu estava lá atrás. Você acha que isto é uma coisa normal?

Atitudes como estas aconteciam com frequência no tempo dos coronéis, quando estes sabendo que os pobres eleitores tinham votado contra, levavam açoites de capatazes e às vezes até poderiam ser mortos. Não podem ser consideradas como os capatazes dos coronéis, as pessoas que tem esse comportamento de intimidar o pobre eleitor?

Outro dia conversando rapidamente com autoridade máxima governamental desse município, fui interpelado pelo mesmo, que disse assim: você não vota na candidata tal? E eu, olhando pra ele com sinceridade, disse: não. Eu não voto em sua candidata. Disse isso sem prepotência ou querendo provocar raiva ou descontentamento à sua pessoa. Com esta atitude, quis apenas mostrar que temos, de fato, a liberdade de optarmos por nossas ideias e por aquilo que consideramos melhor. Isso não significa dizer que eu tenha aversão a esta autoridade. Muito pelo contrário, tem meu respeito.

Para alguns, um momento como este poderia ser usado para prejudicar a pessoa ou ainda para tirar proveito, como alguns fazem. Agindo assim, não significa dizer que eu seja um exemplo de perfeição, ética, moral ou coisa parecida, mas significa dizer que temos que ter o mínimo de dignidade para com nossa própria pessoa.

Mas infelizmente, nosso povo, aqueles que estão do lado do A, do B ou do  C, com atitudes como estas e que não respeita aos outros, são pessoas pequenas, que tentam tirar proveito em cima de coisas pequenas. Esse tipo de pessoas tende a se decepcionarem por não conseguirem aquilo que almejam. Nada que se consegue por meio suborno, bajulação ou por causarem prejuízo a outros, vão muito longe em suas expectativas.  Seus planos maquiavélicos por si só se destroem e pior, atinge a própria pessoa. Eu já vi muita gente decepcionada por não serem correspondidos em suas expectativas.

Portanto, meus caros amigos leitores, sejamos acima de tudo, grandes o suficiente para ver a alegria e a felicidade do outros e não nos mordermos de inveja. Saiba de uma coisa: aquilo que Deus determinou para alguém pode ter certeza que ela dará e ao que tentar ter ou ser alguma coisa e não sendo nem podendo, mesmo que venha a ter, se não for digno, ruirá por terra. Veja os exemplos e concordará comigo.

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...