sábado, 8 de setembro de 2012

A VIOLÊNCIA NOSSA DE CADA DIA


Observando os noticiário e analisando a conjuntura do mundo em que vivemos, podemos constatar quanto mal, perversidade, crueldade tem marcado a história da humanidade. Já se tornou natural a violência, seja ela em que grau for. Morte de inocentes, mortes com requintes de crueldade...Mata-se por brincadeira, diversão, inveja, medo e até por prazer. Já não se pode andar na rua, trabalhar, possuir bens ou não possuir nada. É perigoso fazer um passeio, ir a um shopping, ao cinema; já não se pode nem estar em casa tranquilo, pois em qualquer situação estamos sujeitos a sermos vítimas da violência. Foi-se o tempo em as pessoas poderiam exibir um pouco de luxo, andar tranquilamente sem a preocupação de ser assaltado ou morto. 

Situações como estas nos tem feito reféns do medo. Aqui mesmo em nossa cidade, que é considerada uma cidade pequena, estamos vivendo a cada dia essa onda de medo. Quase toda semana somos notificados que foram mortas mais de uma pessoa. A última foi agora quinta-feira. Um comerciante estando em seu ambiente de trabalho, por volta de 2 horas tarde, foi surpreendido por bandidos que desejavam assaltá-lo. Não tendo saída, o mesmo entrega o pouco dinheiro que conseguira com muito trabalho. Mesmo assim recebe tiros e morre. Tem sido assim no dia-a-dia do Brasil. O cidadão de bem é quem tem medo. Os bandidos é quem está dando a ordem. Por outro lado, o Estado que deveria oferecer segurança a população, tem se omitido e nos deixando a mercê. Estamos vivendo dias difíceis. 

A pergunta é: o que fazer? como resolver este alto índice de violência. Por onde começar? Muitas são as leis, muitos são os presídios, mais e mais policiais são convocados para dar segurança a sociedade. Porém, nada disso tem adiantado. 

Antigamente dizia-se que a causa dos problemas eram os pobres, mas hoje estamos vendo cada vez mais pessoas que não são pobres envolvidas no mundo crime, do tráfico, etc. O que está acontecendo afinal? 

Eu ousaria dizer que grande parte desses problemas estão na falta de humanização, na falta respeito, moral, ética... Muitos dos que deveriam ser espelho pra nós, na verdade são eles que nos escandalizam. Com isso vamos nos tornando cada vez mais levado pelo sentimento de vingança. Achamos que por não sermos vistos devemos atacar a quem quer que seja para poder satisfazer um sentimento de injustiça. Desse modo, muitos pensam que para ter ou ser alguém, deve eliminar aqueles que tem e assim justificar seus crimes. 

Nossa sociedade está doente. Se não for tratada, corre o riso de eliminar-se aos poucos. Se assim continuar, corremos o risco de fazer justiça com as próprias mãos. Aquela velha história: antes que ele me mate eu o mato. O medo nos faz tomar atitudes arriscadas e por causa disso vamos nos tornamos vítimas da situação. Pois, sabiamente já disseram: violência gera violência.

É preciso trabalhar todo dia os sentimentos de amor, respeito e tolerância. Do contrário, vamos nos tornando uma bomba-relógio e a qualquer hora poderá explodir.

É preciso semear os valores que há muito anda esquecido. É  preciso que a família trabalhe os valores fundamentais com sua prole para que estes, que vão ser a sociedade de amanhã, seja melhor, pois se continuar piorando, somos capazes de imaginar o que poderá vir a acontecer. 

Professor Valdeni Cruz
     

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...