sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Justiça bloqueia recursos que iriam para a Prefeitura do Crato

A decisão atende a uma Ação Civil Pública movida pelo promotor de Justiça Lucas Felipe Azevedo de Brito


A Justiça decidiu bloquear verbas no valor de R$ 1,64 milhão repassadas pelo Fundo Nacional de Saúde à Prefeitura do Crato. A decisão atende a uma Ação Civil Pública movida pelo promotor de Justiça Lucas Felipe Azevedo de Brito. 

Há oito dias, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPE-CE) recebeu denúncias de representantes de hospitais, clínicas e laboratórios particulares que informaram que a Prefeitura vem atrasando em um mês o repasse da verba federal do Sistema Único de Saúde (SUS) aos prestadores de serviço conveniados. 

Segundo eles, isso ocorre desde outubro de 2011. Assim, a manutenção da rede de assistência à saúde estaria em risco e as unidades temem que seja necessário reduzir o atendimento em razão das dívidas geradas com fornecedores e empregados.

Ao analisar os dados do Fundo Nacional de Saúde, o Ministério Público diz ter constatado que todas as verbas da União destinadas à área da saúde no Crato foram devidamente repassadas, "o que torna injustificável o atraso que vem ocorrendo todos os meses no pagamento dos conveniados".

Ela seria repassada à Prefeitura do Crato nestes últimos dias de dezembro de 2012. O dinheiro só deve ser liberado a partir de 1º de janeiro, quando assume o novo prefeito. Em caso de descumprimento da medida, será aplicada uma multa diária de R$ 10 mil.

Redação O POVO Online
com informaçõesda
assessoria do MPE-CE

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...