sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ronda do Quarteirão do Governo Cid é reprovada


A Comissão de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) convidou representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) de diversos bairros e da Região Metropolitana de Fortaleza para participar, nesta terça (18/12), de uma análise sobre a efetividade do programa Ronda do Quarteirão, utilizando a técnica Análise SWOT. O encontro aconteceu no auditório do Instituto Plácido Castelo (IPC), pela tarde, e o objetivo era compreender a percepção da população em relação ao Ronda. 
A reunião foi mediada pelos servidores Sérgio Conde e Jocyrrégia Alves, com o apoio do Coordenador da Comissão, Ricardo Dias, e os demais membros, Fátima Brasil e Francisco Evangelista. Na ocasião, os representantes dos CCDS deveriam identificar pontos positivos, negativos e possíveis melhorias sobre o Programa. Todos participaram ativamente da discussão. 
A Auditoria Operacional, como explicou Sérgio Conde, avalia se o Ronda do Quarteirão está cumprindo sua finalidade. “Queremos ouvir, das comunidades, os problemas para que possamos detectar pontos positivos e possíveis ameaças ao Programa e propor soluções”, completou. Uma reunião com a Polícia Militar, de mesmo objetivo, já foi realizada. 
A reunião teve inicio com a apresentação de cada representante do CCDS e sua opinião sobre o funcionamento do Ronda. Em seguida, os participantes escreveram os pontos que se constituem, no ambiente interno do programa, como forças e fraquezas e no ambiente externo do programa as oportunidades e ameaças. 
Na opinião da maioria dos participantes, a atual estrutura e a forma de atuação do Ronda do Quarteirão não atendem aos anseios da sociedade e o Programa não tem cumprido sua função de policiamento comunitário. 
A Análise SWOT é uma técnica aplicada na Auditoria Operacional, modalidade de auditoria que tem como objetivo contribuir para melhoria do desempenho de programas de governo, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. 

Fonte: Tribunal de Contas do Estadodo Ceará.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...