domingo, 31 de março de 2013

Com a falta de fé e de fiéis, igrejas são fechadas e colocadas a venda


Processo semelhante ocorre à Igreja Evangélica do país, que divulga templos à venda através da internet
Berlim Vende-se uma igreja por 135 mil euros (R$ 350 mil). Quem está à procura de uma capela pode conseguir uma por 20 mil euros (R$ 51 mil). Essas ofertas são da arquidiocese de Berlim, que tenta há semanas se desfazer de templos que estão órfãos de fiéis.


Embora a Igreja Católica tenha sido liderada recentemente pelo papa alemão Bento XVI, 400 templos foram fechados, na Alemanha, em 2011, de acordo com a Conferência Episcopal do país Foto: Divulgação


Com a Igreja Evangélica alemã não é diferente. Os evangélicos criaram um site para divulgar a oferta de 170 templos e 140 terrenos. De 1990 a 2010, 340 templos evangélicos foram fechados no país, segundo o diário espanhol "El País".

Embora a Igreja Católica tenha sido liderada recentemente pelo papa Bento XVI, alemão, 400 templos foram fechados apenas em 2011, segundo a Conferência Episcopal do país. O índice de alemães católicos e evangélicos caiu 10% e 17%, respectivamente, desde os anos 1990.

Polêmica

Uma igreja evangélica localizada na cidade de Hamburgo, vendida no final do ano passado, por falta do comparecimento de fiéis, agora está nas mãos do islã. O negócio acabou com a convivência pacífica entre cristãos e muçulmanos na cidade.

Na semana passada, cerca de 300 neonazistas iniciaram protestos contra seguidores do islã. A polícia teve de intervir para evitar uma briga religiosa.

Menos jesuítas

Quando Jorge Mario Bergoglio, o atual papa, terminou sua formação jesuítica e assumiu sua primeira posição de destaque na Companhia de Jesus, a de provincial da Argentina, em 1973, havia 30 mil jesuítas no mundo. Quarenta anos depois, eles somam menos do que 18 mil, de acordo com o mais recente levantamento realizado pela ordem religiosa.

A queda acentuada de membros, processo contínuo nas últimas décadas, é um dos fatores que levam a Companhia de Jesus a uma ampla reestruturação, a qual prevê a unificação de províncias, como são chamadas suas unidades administrativas.

O Brasil, por exemplo, é dividido atualmente em três províncias (Brasil Meridional, Nordeste e Centro-Leste), além de uma subdivisão chamada Região Dependente Brasil Amazônia.

Até julho de 2014, os jesuítas brasileiros têm de apresentar ao superior geral, padre Adolfo Nicolás, espanhol que é o líder mundial da Companhia de Jesus desde 2008, uma proposta para a unificação em uma só província, responsável por todo o País.

Há hoje 552 jesuítas brasileiros, de acordo com os dados do "Catálogo Jesuítas Brasil 2013". Em relação ao último levantamento feito pela ordem, houve a diminuição de 24 jesuítas no País, uma das mais significativas no mundo. Em termos mundiais, a queda foi de 296 membros, sendo a África a única grande região onde houve acréscimo, com seis integrantes em 2012 a mais do que em 2011.

Queda

10% foi a redução do índice de católicos alemães desde a década de 1990. A diminuição do número de evangélicos, no mesmo período, foi de 17%

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...