quinta-feira, 4 de abril de 2013

Coreia do Norte se diz preparada para atacar

Trabalhadores sul-coreanos foram impedidos de voltar para casa pelo governo comunista
Seul. O exército da Coreia do Norte afirmou ontem que tem a aprovação final para lançar "impiedosos" ataques militares contra os Estados Unidos, envolvendo o uso de armas nucleares "de ponta". Em comunicado publicado pela agência oficial KCNA, o exército norte-coreano informou formalmente Washington que as ameaças dos Estados Unidos seriam "esmagadas por (...) meios nucleares leves, de ponta e diversificados". "A operação impiedosa de (nossas) forças armadas revolucionárias a este respeito foi finalmente examinada e ratificada", diz o comunicado.

Armamentos antimísseis foram enviados para a Coreia do Sul com o objetivo de proteger bases norte-americanas na região da Ásia e Oriente-Médio Foto: Reuters

Os Estados Unidos estão se preparando para enviar um sistema de defesa de mísseis para a Ásia para defender bases militares norte-americanas no Pacífico, um sinal de que o Pentágono não acredita que a ameaça de um possível ataque norte-coreano vá desaparecer rapidamente.

Trabalhadores
Em outro lance da escalada de tensão, a Coreia do Sul ameaçou usar a força para proteger os trabalhadores do país que ainda estão no parque industrial de Kaesong, situado em território norte-coreano. Cerca de 800 empregados sul-coreanos permaneceram lá depois que o regime comunista da Coreia do Norte decidiu barrar o acesso de pessoas e carga do país vizinho.

O ministro da Defesa sul-coreano, Kim Kwan-jin, disse que "todas as opções" serão consideradas caso a segurança dos trabalhadores que permaneceram em Kaesong seja ameaçada. Chegou a dizer que o Exército sul-coreano é capaz de destruir 70% da primeira linha de defesa do país vizinho em cinco dias. A Coreia do Norte não respondeu.

É a primeira vez que a opção militar é citada pelos sul-coreanos para garantir o funcionamento de Kaesong desde a sua inauguração.

Criado em 2003 com capital privado sul-coreano, dentro do programa de reaproximação das Coreias, o complexo de Kaesong é a única colaboração econômica entre os países, oficialmente em estado de guerra há 60 anos.

Antimísseis serão enviados

Um graduado funcionário do governo Barack Obama afirmou que os Estados Unidos enviarão o sistema, conhecido como bateria Defesa em Área Terminal de Alta Altitude (Thaad, na sigla em inglês). O equipamento será enviado a Guam, para se proteger mísseis de curto e médio alcance da Coreia do Norte.

Enquanto isso, a Coreia do Sul pressiona o governo Obama para poder produzir seu combustível nuclear, medida que especialistas em não proliferação de artefatos acreditam que pode iniciar a uma corrida armamentistas na Ásia e no Oriente Médio.

´Perigo real e claro´

Ontem, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, disse que as ações recentes representam um "perigo real e claro" e é "ameaça crescente" para os Estados Unidos e aliados.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...