quarta-feira, 13 de julho de 2011

Atendimento no Detran leva mais de três horas

Clique para Ampliar
Falta de respeito:
 no posto de atendimento da Bezerra de Menezes,
 o cidadão é obrigado a esperar horas na fila,
 em pé, para renovar carteira de habilitação
FOTO: FERNANDO RIBEIRO
Greve de servidores do órgão aumenta demora no atendimento. Uma longa espera e sem nenhum conforto
     Salas lotadas, atendimento lento e cidadãos revoltados. Este é o cenário enfrentado por quem se dispõe a buscar os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), no posto de atendimento da Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo. Para uma simples renovação de carteira de habilitação, o cidadão permanece no local por, pelo menos, três horas e meia. E o pior: em pé, enfrentando calor e uma confusão que se estabelece na única sala de atendimento.
    Ontem, horas antes da deflagração de mais uma greve de servidores do órgão, a reportagem vivenciou o clima de insatisfação da população com os serviços do posto. Quem consegue chegar mais cedo da manhã para tentar ir embora sem demora acaba descobrindo que nem mesmo esta estratégia tem dado certo. Na manhã chuvosa de terça-feira, as pessoas que chegaram antes das 8 horas tiveram que esperar do lado de fora a distribuição de senhas e o início do expediente. As portas permaneceram fechadas e os usuários do sistema ficaram literalmente debaixo de chuva. 
    Depois que o cidadão consegue entrar no prédio, começa o ´calvário´. Para serviços como a expedição da primeira Habilitação, renovação da CNH ou o registro/transferência de um veículo, a paciência é a fórmula para suportar horas a fio de pé, aguardando que a quilométrica e desordenada fila ande. Em meio a tudo isso, mais um obstáculo: o posto bancário instalado dentro do Detran normalmente está sem funcionamento. 
   O usuário, então, é obrigado a sair dali e percorrer a Avenida Bezerra de Menezes em busca de encontrar uma agência bancária, lotérica ou uma farmácia que recebe o pagamento das taxas. Depois disso, com o boleto na mão, o cidadão retorna ao Detran para enfrentar mais longas horas de filas.
   Funcionários do próprio posto, que pediram para não se identificar, pois temem punição, informaram que as condições de trabalho ali são péssimas. "As pessoas têm toda a razão para reclamar. Aqui não temo a mínima condição de trabalhar a contento. Falta espaço até para nós, imagine para quem tem que esperar por todas as fases do atendimento", contou uma funcionária.
   Terceirizados contratados pelo órgão se encarregam do atendimento primário (exame de documentação, tirar fotografias para a CNH e outros serviços), mas cabe aos próprios funcionários do órgão a expedição final. "Não podemos fazer nada. Onde vamos botar tanta gente?", disse um funcionário que se identificou como chefe do posto, mas não revelou sua identidade. Um único vigilante particular trabalha ali e, ao perceber que a Reportagem fazia imagens da confusão no local ameaçou "botar pra fora" o repórter.
   No meio de tanta bagunça, pessoas idosas, gestantes, deficientes físicos e pessoas doentes têm que suportar a longa jornada de espera para passar por todos os setores necessários à expedição dos documentos. Hoje, os servidores do Detran paralisam as atividades a partir das oito horas.
   Segundo a assessoria de imprensa do Detran, o órgão aguardará o desenrolar da greve dos servidores para uma tomada de posição. Será avaliado o nível de atendimento e se respeitado o limite de 30% de funcionários em cada setor. Serviços essenciais como expedição de habilitação, registros e fiscalização serão monitorados. A direção do Detran, segundo sua assessoria, quer observar eventuais abusos da greve para recorrer à Justiça caso se faça necessário.


   Fique por dentro
 Habilitação social


O Governo do Estado do Ceará, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), lançou o Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. Este programa tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação - CNH. Como outros serviços do órgão, o programa também será afetado pela greve dos servidores do Detran.


POR LEI
Servidores garantem 30%


Desde às 18 horas de ontem, grande parte dos 680 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) entraram em greve por tempo indeterminado. Antes, à tarde, na Assembleia Legislativa, servidores e direção do órgão estiveram reunidos na tentativa de um acordo. "Não temos outra alternativa para chamar a atenção do Governo do Estado. Não queríamos paralisar nosso trabalho. Chegamos ao último recurso", argumentou Rublenio Bergson, da comunicação do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran).


Segundo o diretor sindical, desde janeiro, precisamente dia 12, durante a realização da Mesa Permanente de Negociações, arbitrada pelo Governo estadual, ficou estabelecido entre as partes, um estudo aprofundado do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores do Detran. "Esse acordo vem desde 2006, quando o então candidato Cid Gomes se comprometeu em reestruturar nosso PCCS", lembra Bergson.


Como estratégia de greve, o diretor sindical garante que a categoria irá conduzir o movimento dentro do que exige a lei. "Estaremos mobilizados garantindo o número mínimo de servidores no trabalho, que é 30%. Os serviços essenciais serão mantidos com esse percentual.


O expediente aberto ao público, de 8h às 17 horas, será mantido. Estaremos com atividades em toda a cidade, todos os dias", promete Bergson.A greve dos servidores do Detran afetará serviços essenciais como fiscalização, emissão de habilitação, perícias e licenciamentos. Segundo a assessoria de imprensa do Detran, tais serviços deverão ser resguardados dentro dos 30% garantidos por lei. Os servidores garantem que respeitarão esse número.



FERNANDO RIBEIRO/ ELIELDO TRIGUEIRO
EDITOR/ESPECIAL PARA CIDADE
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...