quinta-feira, 14 de julho de 2011

A CULTURA EM PENTECOSTE - LEIA O ARTIGO

Quem já não viu várias vezes a BANDA DE MÚSICA DO MUNICÍPIO tocar em alguns dos eventos de Pentecoste. Acredito que todos nós vejamos com bons olhos a presença daqueles meninos tocando e alegrando o ambiente. Mas, se tivermos olhos para observar, poderão perceber que temos um número muito reduzido de participantes. Temos poucos jovens e crianças, menos ainda. Talvez alguns possam pensar que deva ser porque quase ninguém gosta daquele estilo de musica ou coisa parecida. Preciso dizer que não é nada disso. O que acontece é a falta de incentivo para que esses meninos e jovens sintam-se motivados a quererem participar do grupo. 
Quando vemos eles tocarem nos ambientes achamos bonito. Porém, é preciso que haja mais interesse do poder público em promover oportunidades para tantas crianças e jovens que tem tanta vontade de fazerem parte da banda de música.
Para testificar que não há vontade do poder público em promover a cultura veja as fotos que fiz quando estive no local. Primeiro o ambiente que inadequado para propiciar uma aprendizagem aos que lá se encontram para aprenderem. Depois, os instrumentos que além de serem escassos, a maioria apresenta algum defeito.A sala, além de ser pequena, é cheia de livros amontoados num canto da parede por la. Ainda na sala há pouca iluminação e algumas outras bugigangas são guardadas por lá. Os instrutores, com boa vontade até demais de fazerem alguma coisa, pouco podem devidas as limitações. Afinal, não se consegue tirar leite de pedra, mas é o que tem acontecido. Pois, como disse antes, nós os vemos de vez em quando se apresentarem em eventos.
Se quiserem constatar isso que digo é só ir la e comprovar. também perguntam aos que lá ensaiam que eles testificarão que o que digo é verdade.

Aqui vai algumas imagens da banda em apresentações e o que acontece como incentivo para que esse números participantes aumente e sintam-se motivados a querem fazer parte dessa Banda, que particularmente, gosto muito.

Apresentação na abertura do jogos do município


Apresentação durante a vinda do governador/ Escola Profissonalizante 

Essa é sala preparada a capricho para a aprendizagem das  crianças

Esses livros não são são para o ensino da música não.

Essas são crianças com muita vontade de aprender mais como?

Esse menino poderia ter mais incentivo se não fosse o faz de conta

Esse outro também tem entusiasmo.


     Depois de constatarem as imagens tirem as suas próprias conclusões.
Tenha certeza que tem gente que ao ver essas imagens ficarão zangadas. Irão perguntar porque permitiram que tirassem as fotos? Eu pergunto: porque permitem que tiram as fotos durante um evento? Não é público tanto uma apresentação quanto um ensaio? Não seria uma contradição tirar fotos e mostrar somente do lado perfeito das coisas? Porque não se pode mostrar o outro lado da história? Claro que a preocupação é o Marketing. Mas o dia-a-dia das crianças aprendendo a tocar não pode ser mostrado? Por quê? Não seria uma forma de incentivar as outras crianças a querem participar da Banda de Música?  Penso que não deveríamos ficar tristes por essas imagens serem divulgadas e sim deveríamos, a partir disso, rever e melhorar. Buscar saber quem tirou a fotos não interessa. O que interessa é o que se vai fazer para dar visibilidade a essa prática cultural.
    


 Professor Valdeni

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...