quinta-feira, 14 de julho de 2011

PORQUE CONHECER?



 O homem é por natureza um ser pensante. 
É pela relação que o homem tem com o mundo, do seu constante questionar e indagar sobre esse mundo, que surge a consciência e o conhecimento da realidade. Se o homem não tivesse a capacidade de conhecer e de compreender, viveria submetido as leis da natureza, como os demais animais.
hoje passamos o dia inteiro estudando filosofia. Foi um dia de intensas discussões relacionadas a vida e o que ela nos propõe no dia-a-dia.
Foram feitas muitas colocações a respeito dos grande pensadores, aqueles viveram as inquietações de seu tempo e foram responsáveis por levantar grandes questões a respeito da realidade das pessoas e das sociedades da época. Colocações essas que nos levaram a refletir sobre o que vivemos hoje. Discutir fatos que marcaram e mancharam a nossa história mas que estão ai para serem lembrados e estudados, seja simplesmente para o acúmulo de conhecimentos ou para nos ajudar a ver o mundo de outra forma e interagir com ele, bem como projetar mudanças a partir de nossas atitudes.
O conhecimento nos permite saber o que aconteceu antes de nós. Porque somos quem somos e porque somos como somos. Será que o que aconteceu a mil anos atrás tem reflexos sobre o que somos hoje? Tudo está interligado. Somos o que somos por inúmeros fatores que ocorreram antes de nós, ou seja, desde os tempos mais remotos que vem se construindo e formando essa teia de conhecimentos que liga o mundo de hoje como um todo.
Poderíamos dizer que somos privilegiados? Sem sombra de dúvidas. Se voltarmos no tempo e num tempo não muito distante, iremos recordar, através de dados históricos, que uma multidão de homens viveram sem essa possibilidade que temos hoje de acesso ao conhecimento, fatos que deve-se a obscuridade vivenciadas por muitas sociedades que estiveram subjugadas a seus líderes, verdadeiros carrascos, que temendo a perda de seus privilégios, mantinham seus súditos longe da chave que poderia levar-lhes a liberdade. 
O conhecimento é temido pelos perversos. Para alguns o conhecer pode ser visto como ameaça a sua conduta. Por isso durante muito tempo foi melhor mantê-los longe. Para esses infames e assassinos da liberdade, não se pode permitir que qualquer um possa abrir-se ao mundo das idéias, sob pena de morte e outros termos ligados a crueldade que considerassem mais adequadas para assombrar a uns e a outros a não querem procurar essa chave que pode libertar o homem das suas correntes.
Para chegar a esse momento que vivenciamos, que além de pensar, questionar, podemos também expor o que pensamos para outros que também pensam como nós, leiam e em seguida concordem ou discordem, foi um longo caminho. Custou a vida de sociedades inteiras. Que seria do Brasil se alguns não tivessem enfrentado o que enfrentaram? São perguntas que são respondidas a partir de análises e reflexões sobre o que vivemos ainda hoje.
Uma coisa é certa: O homem padece por falta de conhecimento. Por outro lado, existem os que mesmo tendo conhecimento preferem viver rastejando como cobras subjugando sua inteligência ao capricho dos carrascos e malfeitores da sociedade.
Oxalá um dia abramos nossos olhos para ver fato quem somos. Só assim conseguiríamos fazer o mundo melhor e desse modo permitir que aqueles que vêem como os olhos naturais, possam ver com os olhos sobrenaturais, adquiridos pela busca do conhecimento que vai se construindo a cada instante em que nos permitimos passar pelo processo disciplinador do conhecimento. 

Professor Valdeni Cruz 

Um comentário:

Estudante do Povo disse...

Valdeni,

Muito boa a sua colocação sobre a filosofia, entender a nossa história nos coloca entender como se construiu a sociedade hoje, e nos coloca a perspectiva de que sociedade queremos e como vamos contruí-la, entender o nosso passado é fundamental.

Vou lhe passar uma tese sobre a luta pela terra, quando você tiver um tempo, dê uma olhada, é muito interessante, pois coloca um caminho para a transformação da nossa sociedade a partir da luta pela terra e seu histórico heróico.

A luta ao invés da conciliação.

http://www.mepr.org.br/jep/13-jep-5/76-a-revolucao-democratica-ininterrupta-ao-socialismo.html

Um abraço!

Ousar lutar, ousar vencer! (Lamarca)

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...