sexta-feira, 19 de agosto de 2011

AMO PENTECOSTE


Igreja Matriz Nsa. Conceição
Certa vez ouvi alguém dizer que iria começar um trabalho em levasse as pessoas demonstrarem o amor por sua terra natal, no caso Pentecoste. Eu achei interessantíssima a ideia. Portanto, assumo essa responsabilidade de dizer para o mundo porque amo Pentecoste. Gostaria de convidar você a dizer juntamente comigo os motivos pelos quais você ama essa cidade. Mesmo você que já não mora mais aqui, manifeste o seu carinho a essa terra tão linda, que tem como padroeiros, Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Assis.
Quero começar dizendo que não sou natural desta cidade, mas me tornei de coração e de alma, cidadão pentecostense. Sou natural da cidade de Apuiarés. Resido nesta cidade desde o ano de 1991. Portanto, já fazem 20 anos.
Matriz São Francisco
Devo dizer que sou muito feliz por ser morador dessa linda terra. Cidade que tem o nome abençoado, por se chamar Pentecoste. Uma alusão a festa de Pentecostes, que significa a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, dando-se início assim, a igreja Cristã.
Pentecoste irá completar no próximo dia 23 de Agosto, 138 anos de emancipação política. E gostaria de oferecer como presente esse artigo, que antes de mais nada é o meu reconhecimento por ter me acolhido e me dado a oportunidade de ser o que sou hoje.
Sou professor desse município e ensino na rede Municipal e Estadual. Na rede municipal, como professor efetivo e na rede Estadual, como professor temporário. Completei o Ensino Fundamental na Escola Etelvina Gomes Bezerra e dei  continuidade ao Ensino Médio na antiga Escola chamada de Padre Antonio Moreira.
Açude Pereira de Miranda
Dentre tantos professores que tive, posso citar aqui o professor Neves, Absalão, Margarida Duarte, Isaac, Lila, Mota Uchoa, Josenys, hoje Diretora da Escola da qual eu sou professor. Tive muitos outros, mais não lembro agora.
Minha história nesse município começou quando vim morar com um tio que se chamava Raimundo Marinho, onde trabalhei em seu comércio por 6 anos e que Deus o levou a bem pouco tempo. Devo a ele esse meu início de história aqui nessa cidade. Que Deus o tenha.
Pólo Industrial
Depois, como diz a palavra de Deus: quem a Deus tem nada falta. Por volta do ano de 1994, conheci a COMUNIDADE CATÓLICA OBREIROS DA TARDINHA, que iria mudar minha história para sempre. Foi dela que Deus se utilizou para me tornar no que sou hoje como pessoa, como cidadão e como filho de Deus. Utilizando-se dela Deus colocou pessoas especiais na minha vida. Entre tantas pessoas maravilhosas  cito Ritinha Pompeu e por consequência, sua família. João Guaiúba e Mariazinha, Dr, Marcelo e Elisa, Edmílson e Silvia Cabeleira, Nem Aguiar e Socorro. Não poderia deixar de mencionar aqui duas pessoas também muito importantes. São elas Marcelo e Deiza. Um irmão que Deus o levou para junto de Sí. Todas as pessoas da comunidade são importante na minha vida. Sejam os que ainda estão na comunidade como os que por algum motivo se afastaram. Citei essas pessoas anteriormente por terem sido ajuda concreta quando eu realmente precisei. A eles o meu eterno agradecimento.
Tinha que começar com esse princípio para que entendam porque digo que amo essa cidade. Aqui aprendi a ser a pessoa que sou. Foi com as pessoas desse lugar que aprendi a conviver a interagir e a chegar a onde cheguei. Hoje sou Vice- Presidente Sindical e atuo no Conselho de Alimentação Escolar do Município.
Tenho de fato um grande carinho por Pentecoste. Os meus amigos são desse lugar. Foi aqui que construí e continuo construindo a minha história.
Mas indo alem da minha história, quero dizer que Pentecoste é muito mais do que isso. Pentecoste é terra de homens e mulheres que deram vida a esse município. Grandes personalidades ajudaram a construir a história desse município.
Terra de um povo religioso por natureza, hoje também conhecida como terra do peixe, Terra do saudoso Antonio Carneiro, terra que teve uma mulher no comando da prefeitura, a Senhora ilustre, que se chama Margarida de Araújo. Diga-se de passagem, minha querida diretora. Pentecoste é também o centro das atenções do VALE DO CURÚ. Município esse tem por volta de 35 mil habitantes. Lugar distinto e com características próprias. Terra de um povo bom, acolhedor, mas dizem que também é terra de gente valente e outros adjetivos que não vou citar.
Pentecoste é terra de gente que batalha para conquistar seus sonhos. Muitos conterrâneos saíram daqui e foram conquistar seu espaço em outros lugares, mas que sentem orgulho de ser pentecostense. Há um ditado nosso que diz o seguinte: quem bebe dessa água nunca esquece. Ditados a parte, a verdade é que pentecoste tem seus encantos e sua marca dentro do contexto brasileiro e do nordeste.
Temos um açude,  projetado e construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, e sua construção ocorreu entre os anos de 1950 e 1957. É ponto turístico e de referência. Lugar de encontro de varias gerações e de visitas semanais dos mais diversos lugares para o pic nic ou simplesmente para refletir olhando para o horizonte refletido em suas águas, ou ainda olhar para a lua cheia, prateada e dourada sobre as ondas suaves do açude.
Nessa terra há ainda os contadores da história, como por exemplo, Seu Zuza, que tem livros escritos e também há poetas, repentistas e etc. 
Agora, mais recentemente temos os novos comunicadores, novos artistas, novos políticos. Juntando tudo isso dá a salada social que forma a nossa linda  Terra de Vastas Campinas. Terra de nossa herança e de um povo que não se cansa de dizer pro mundo que tem coragem de ser.
Dentre os comunicadores, quero citar aqui alguns: Nogueira Filho, Raimundo Moura, Zé das Légnas, os Precistas que tem desempenhado grande papel educacional no nosso município,  entre outros, que ultimamente tem feito a diferença em Pentecoste. Fazendo seu papel cidadão, o que vezes agrada e outras desagrada. Mas é assim que se constrói uma sociedade, pois é formada pela diversidade. E é essa diversidade que faz a grande diferença e essa diferença precisa ser respeitada por todos. 
Temos como prefeito atual o Senhor João Bosco Pessoa Tabosa e como Primeira Dama a Senhora Clemilda Pinho. Temos ainda os vereadores que forma o Legislativo. São eles: Dr. Valéria Braga, Senhora Ducarmo, como é conhecida, João Flávio, Agostinho Alves, Chico Miguel, Valdelice, João Claudio, Roberto Leite e por ultimo, o Luzardo, que assumiu o lugar de Araújo.
Diante de tudo isso, que é quase nada, do tudo que é Pentecoste, poderia continuar falando muito aqui e não esgotaria o assunto. Com certeza deixou de ser dito muita coisa e não tenho a pretensão de dizer tudo sobre Pentecoste. Afinal, são 138 anos de história, quando eu só moro aqui há 20. Então, seria impossível dizer tudo que essa terra é e representa para os seus moradores. Mas uma coisa eu posso dizer com convicção: AMO PENTECOSTE.                    

 Professor Valdeni Cruz


Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...