quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PENTECOSTE 138 ANOS DE HISTÓRIA

Ola caros leitores, tudo bem? Espero que sim.



Estamos à vésperas do aniversário do município. Dia 23 de agosto completará 138 anos de sua emancipação política. Já se foram algumas gerações e com elas as lembranças de histórias construídas no decorrer do tempo. 

Apesar de estarmos com esse tempo de história, não temos muito a comemorar. Mas, os que gostam da demagogia se ufanarão em querer atestar para a sociedade de que tudo anda as mil maravilhas. Porém, se formos coerentes e não nos deixarmos iludir pela insanidade, iremos testificar que nem tudo anda assim as mil maravilhas.  
Também não podemos dizer que não temos nada a comemorar. Temos sim. Uma delas deve-se a liberdade de expressão de muitos, que saindo da escuridão e do anonimato, contestam de forma veemente os problemas que vivenciamos no dia-a-dia em nossa cidade. A exemplo disso citamos os blogueiros, o SINDSEP, entre outros. 
É verdade que nossa cidade tem apresentado avanços nos últimos anos. Algumas construções, criação de emprego nas fábricas...Mas não poderíamos deixar de manifestar nossa tristeza em relação a educação, que ainda se encontra nas últimas posições na avaliação do Estado do Ceará. Isso nos causa pesar, por sabermos que grande parte desses resultados deve-se a desvalorização para com os profissionais do magistério. Estes são desvalizados financeiramente e moralmente em sua dignidade. Não há valorização de forma alguma. A formação desses profissionais acontece de forma pessoal, quando esses recebendo um salário de fome tem que pagar sua própria faculdade. Um Plano de Cargos que é aprovado para melhorar a vida destes profissionais é simplesmente desconsiderado pela administração e assim por diante.
Sem contar da desvalorização com os outros profissionais, como por exemplo: motoristas, secretários escolares, profissionais da saúde etc. Lembramos ainda, que os profissionais em situação de risco não recebem insalubridade e por ai vai.
Não podemos deixar de mencionar a falta de cultura e de investimentos que promovam o lazer par aos nossos jovens e crianças. Claro veremos ações isoladas e muito a quem do que realmente nossa jovens e crianças merecem.  

Dar para dizer que vai tudo bem? Reflita!

Tenho certeza que não estamos tão satisfeitos assim. Mas temos que querer o melhor. Nossa intenção deve ser a de contribuir para que nossa cidade alcance patamares de destaque. Isso depende de mim e de você. Mas isso só acontecerá quando sairmos da inércia e da acomodação.
Não podemos ver as coisas somente por lado. Temos que ter o olhar da crítica. Não simplesmente aquela crítica barata que não ajuda em nada, mais a crítica que ajuda na construção de um mundo melhor.

Professor Valdeni Cruz    

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...