sexta-feira, 19 de agosto de 2011

NÃO EXISTE CAMINHO PARA A PAZ, A PAZ É O CAMINHO

Foi com essa frase que hoje pela manhã diversos alunos das escolas públicas, municipais e estaduais de Pentecoste, fizeram uma agrande passeata, que teve como título: Passeata da paz.
Saindo da praça do CSU, seguiu-se pela avenida da XVI de novembro, finalizando na Escola Edson Tabosa, que foi inaugurada hoje.

Nesta passeata acompanharam professores, funcionários da saúde, Primeira Dama, Padre Davi, que seguido de um carro de som e faixas alusivas ao contexto de paz seguiram rumo Ao destino final, escola Edson Tabosa.
Já na escola foram se aglomerando as autoridades e, entre estes, estava o Prefeito João Bosco, Secretários, vereadores, gestores entre outros tantos, que após algumas apresentações de corais, da Banda de Música, fizeram seus discursos.
O primeiro a fazer sua fala foi o padre Davi, que empolgado parabenizou a todos pela caminhada. Também falou A irmã do prefeito João Bosco, Fransquinha, que contou para os presentes quem era seu pai, Edson Tabosa.
O prefeito, por sua vez, discursou parabenizando a todos pela passeata e lembrou das conquistas de seu governo. Não deixou de lembrar das construções e obras que já foram construídas bem como outras que estão em andamento. 
Não deixou de mencionar, é claro, das críticas que alguns fazem ao seu governo, quando estes dizem que Pentecoste não tem o que comemorar.
Na realidade é muito exagero quando alguém diz que Pentecoste não tem o que comemorar. Pentecoste tem crescido sim e tem crescido em muitos aspectos. Podemos citar aqui os prédios escolares reformados, outros novos que foram construído, o  próprio estádio municipal que foi reformado. Há ainda os ônibus escolares, que no caso foram enviados pelo Governo Federal e de uma Lancha para trafegar as águas com os alunos de vem pelas águas para a escola. Também há várias pessoas empregadas na fábrica de calçados. Lembrando que nessas fábricas o regime de trabalho é muito pesado e muito mas do que querer que as pessoas trabalhem nessas fábricas capitalistas, deve-se investir nas potencialidade de nossos jovens para que eles tenham outras oportunidades e assim possam chegar a obter um trabalho mais digno. Mas não deixa de ser uma boa para o município.
Mas o que as autoridades não entendem é que numa sociedade que se auto intitula democrática tem que ter e aprender a conviver com as críticas. Para pessoas sensatas as críticas ajuda e muito a  um governo acertar mais, pois muitas vezes quem está de fora é que está vendo melhor. Entretanto, muitas vezes os gestores vêem as pessoas que não concordam sempre como como inimigos e como ameaça.
Preciso dizer que apesar de Pentecoste está passando por esse processo de mudanças nós ainda estamos longe de sermos o município que podemos vir a ser. E isso não é por outra coisa se não pelo descaso que ainda temos em tantos setores. Setor da educação, que nos deixou nas últimas posições, na avaliação do Estado, a saúde passa por um processo difícil com a falta de remédios. A falta de cultura e lazer permanente. Segurança...
Pentecoste está completando 138 anos de emancipação política e muita coisa ainda precisa acontecer para que possamos dizer que Pentecoste realmente é o município de que podemos nos orgulhar. Isso porque o mais importante ainda não foi contemplado: O HOMEM. Esse homem aqui mencionado é o trabalhador. São nossos motoristas, professores, auxiliares de serviço... Esses que trabalham nas instituições que foram construídas. Não adianta termos prédios bonitos e novos se por outros lado o potencial humano que faz as coisas acontecerem são deixados de lado. Aqui em Pentecoste essa ainda é uma realidade, principalmente no que diz respeito a salários. Existem pessoas que ainda recebem menos de um salário mínimo e há ainda aqueles que há anos não recebem reajustes. Por outro lado tem os direitos que alguns trabalhadores das áreas de risco que não são cumpridos, como por exemplo, insalubridade e adicionais noturno.  Tem sido preciso até recorrer ao Mistério Público para que direitos já garantidos aos servidores sejam cumpridos. É por essas e outras realidades que podemos dizer que não temos somente o que comemorar, temos também situações que precisam ser ditas e mostradas a população. Lembre-se, que tudo isso é com a intenção de vermos os problemas serem solucionados para que Pentecoste possa de fato ser somente festa.

Professor Valdeni Cruz
     

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...