domingo, 14 de agosto de 2011

A responsabilidade de ser pai

O Dia dos Pais foi criado nos Estados Unidos em 1910. No Brasil, foi comemorado pela primeira vez em agosto de 1953.

Em todos os tempos, ser pai nunca foi tarefa fácil. É uma grande missão. Missão que requer confiança mútua. Um simpático garoto de 8 anos entra no avião conduzido pela aeromoça que o coloca na primeira fila ao lado de dois senhores. Sentadinho, ele lia com atenção um livrinho de história. Com uma hora de voo surge uma forte turbulência que os dois senhores ficaram nervosos. E a criança absolutamente tranquila. O homem que estava ao lado dele, admirado com tanta calma, indagou-lhe: “Meu filhinho, você não está com medo não?” E o garoto sempre com o livrinho na mão respondeu: “Não estou porque meu pai é o comandante do avião”. Prova de confiança ilimitada entre pai e filho. O respeito entre pais e filhos resulta em confiança. Quanto mais confiamos nos filhos mais confiantes eles se tornam. Para tudo. Isso dá a eles mais oportunidades o que certamente permite que eles se desenvolvam melhor e mais rápido.

Um bebê precisa sentir a confiança dos pais para tornar-se encorajado a engatinhar e dar os primeiros passos. Confiantes sem si mesmas as crianças serão vencedoras sempre. Do escritor Douglas Richards, transcrevo este “Bilhete ao meu filho”, que acredito que hoje todo pai gostaria de enviar: “Meu filho você tem um grande coração. Mantenha-o cheio de felicidade. Você tem uma mente fascinante. Continue sonhando. Continue tentando. Continue agindo com dignidade e continue lembrando que o amor de seu pai seguirá sempre com você aonde quer que você vá”.
Estamos vivendo em um mundo confuso, cheio de conflitos, de egoísmo, de violências. A grande responsabilidade, a grande missão dos pais neste século, é desenvolver o poder da responsabilidade dos filhos, mostrar-lhes a importância dos seus limites na caminhada terrena, criar-lhes um cenário de esperança para a construção de novos rumos. 

Hoje é o Dia dos Pais. Dia de reflexão para fazermos uma avaliação se estamos no caminho certo na condução dos nossos filhos. Há filhos que, infelizmente, tarde aprendem a amar os pais. Pais que raramente conseguem externar amor por eles, sisudos, agressivos, introspectivos, secos por temperamento e, assim, viveram distantes. Mas os anos passaram e surgem momentos que promovem o reencontro, na doença ou instantes de alegria, quando pais e filhos se olham mais de perto, como se não houvesse outro tempo, outra hora melhor para uma boa conversa. Todo filho espera ser amigo dos pais, ser acolhido por ele nas noites de insegurança, não importa a idade. Neste Dia dos Pais, sejam todos eles festejados como próximos, amorosos e ternos. Sejam os filhos capazes de expressar todo o seu sentimento de amor. E que todos os pais alagoanos recebam de Deus que é o grande Pai, a recompensa do amor que demonstram no tempo e na eternidade.



É médico (mhenio@hotmail.com).
http://gazetaweb.globo.com

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...